
Home / Comunicação / XIX Marcha: Boas práticas para receitas municipais será tema da Arena Temática de Finanças
Notícias
18/03/2016
XIX Marcha: Boas práticas para receitas municipais será tema da Arena Temática de Finanças

O evento é uma oportunidade para o compartilhamento das boas práticas realizadas por diversos Municípios e que obtiveram como resultado o aumento da arrecadação, a economicidade ou a melhoria da gestão pública.
Dentre os temas abordados, estará o Imposto Territorial Rural (ITR). Com a programação, pretende-se esclarecer aos gestores as vantagens de convênio celebrado com a União, o qual possibilita a arrecadação total do tributo aos Municípios. Diante disso, haverá exposição dos requisitos da legislação e os números da arrecadação antes e depois da opção.
Municípios expositores também falarão sobre os aspectos da implantação da Central do Cidadão, que trouxe aperfeiçoamento de processos e procedimentos disponibilizados à população e, seguidamente, benefícios para a economia e aumento dos recursos públicos será discutido. E, ainda, impactos positivos da arrecadação municipal sob o regime de Produtividade Fiscal.
Dentre outras apresentações, a CNM apresentará o seminário Renúncia de Receita Tributária – Improbidade Administrativa e Lesão ao Erário. Com o tema, a Confederação pretende alertar gestores municipais para o que dispõe a Lei de Responsabilidade Fiscal sobre arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da federação e, com isso, evitar que gestores sofram ações de improbidade administrativa.
XIX Marcha
A Marcha é uma mobilização democrática, realizada anualmente desde 1998. Tornou-se o maior evento político do Brasil, contabilizando a presença de mais de 8 mil participantes, entre prefeitos, secretários municipais, vereadores, senadores, governadores, parlamentares estaduais e federais e ministros.
Para ter acesso às Arenas Temáticas, os gestores municipais devem se inscrever através do site da Marcha.
Para ter acesso às Arenas Temáticas, os gestores municipais devem se inscrever através do site da Marcha.
Notícias relacionadas


