
Notícias
21/03/2012
Vinhedo (SP) aposta em inclusão digital e garante internet para maioria da população
A inclusão digital está revolucionando diversas regiões do interior do país. O Município de Vinhedo (SP) criou a Central de Soluções Integrada Municipal (SIM). A prefeitura investiu R$ 3 milhões na benfeitoria e o projeto, inaugurado no dia 12 de março, oferece para a população de 67 mil habitantes uma ampla rede de serviços. O objetivo e aprimorar os atendimentos públicos prestados aos moradores. Esta iniciativa engloba a inclusão infossocial dos cidadãos, que tem acesso gratuito ao sinal de internet.
Em entrevista à Agência de Notícias da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, contou que a Central SIM oferece profissionais capacitados ao atendimento dos moradores, que poderão obter todas as informações, inclusive a área de abrangência do sinal para acesso à internet.
Além de explicar as regras e as orientações necessárias ao uso deste sinal, os profissionais vão mostrar como obter a identificação cidadã única, que será empregada por todos os órgãos públicos do Município à prestação dos serviços. “Esta identificação única será o passaporte de uso para todos os serviços públicos de Vinhedo”, afirma Serafim.
Para o prefeito, o projeto aproxima o morador da prefeitura. “Nós vamos ter um retorno dos problemas das pessoas”, aponta. Esta nova facilidade on-line será denominada Portal Cidadão e expandirá consideravelmente a oferta de serviços públicos na forma de governo eletrônico (E-gov) aos moradores. “No Portal do Cidadão será possível, por exemplo, verificar o andamento das atividades escolares na Rede Municipal de Ensino, caso tenha um filho que estude em alguma escola municipal, você vai poder ver as notas, presença; verificar as informações constantes em seu cadastro imobiliário e até agendar uma consulta na Rede Municipal de Saúde”, garante Serafim.
Esse sistema vai permitir que 70% da população tenha condições de acessar gratuitamente à internet. A prefeitura está coordenando cursos de capacitação e o prefeito adianta que a geração de empregos e microempresários deve crescer. “Os investimentos devem aumentar, e o projeto deve ser ampliado conforme o Município for crescendo”, conclui Serafim.
O que é uma Cidade DigitalO termo Cidade Digital, ou Cibercidade, é utilizado para referenciar os Municípios que a partir do uso de novas tecnologias de informação e comunicação criam e viabilizam infraestrutura, serviços e acesso público em determinada área urbana. Dentro deste contexto, as Cidades Digitais englobam a utilização das facilidades de uso do espaço eletrônico para ampliar o leque de projetos e serviços aos cidadãos, que antes ficavam restritos a espaços físicos determinados.
Ainda dentro do conceito de Cidade Digital, estão as ações de inclusão digital, que preveem a oferta de acesso à internet para toda a população dos Municípios, contemplando internet banda larga ou de alta velocidade.
Ouça: Vinhedo (SP) se transforma em cidade digital
Notícias relacionadas


