Notícias
30/10/2014
Vacinação contra Sarampo e Paralisia infantil começa no dia 8 de novembro em todo o Brasil
Começa no dia 8 de novembro a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Paralisia Infantil (causada pela poliomielite). Os pais e responsáveis terão até o dia 28 de novembro para levar os filhos a um posto de saúde. Em meio à campanha, dois dias serão considerados o dia D – 8 e 22 de novembro, dois sábados.
A vacina contra o sarampo é destinada a bebês entre os 12 meses e os 15 meses de idade, que recebem dose única. Um reforço é dado dos quatro aos seis anos. Os adultos que ainda não tenham sido vacinados quando crianças podem tomar uma única dose da vacina num posto de saúde ou clínica particular. A vacina aplicada é a tríplice-viral e faz parte do calendário básico de vacinação da criança. Ela é injetável e produzida a partir de vírus vivos atenuados contra o sarampo.
Depois de ser vacinada, a pessoa recebe estímulos ao sistema imunológico, que resultam na formação de anticorpos contra o vírus. O sarampo causa febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite.
Polio
No caso da vacina contra a poliomielite, a aplicação é via oral e indolor. Duas gotas correspondem a uma dose. Todas as crianças de até cinco anos devem ser vacinadas. A poliomielite causa lesões que afetam o sistema nervoso, e provoca paralisia, principalmente nos membros inferiores.