Notícias
22/01/2014
Vacina contra o HPV será aplicada em meninas de 11 a 13 anos, a partir de março
Meninas de 11 a 13 anos devem se vacinar contra o Papiloma Vírus Humano, o chamado HPV. Uma campanha nacional de vacinação começa no dia 10 de março e tem meninas desta idade como público-alvo. Elas devem procurar um posto do Sistema Único de Saúde (SUS), mas a vacina será aplicada também am algumas escolas públicas e privadas. Ao todo serão 36 mil salas.
A vacina previne o câncer de colo de útero. Com a campanha, espera-se proteger 5,2 milhões de meninas. A dose tem 98% de eficácia e cada uma custará de R$ 31,02 aos cofres públicos. A vacinação começará a ser feita em três doses. A primeira em março, a segunda após seis meses e a terceira dose, cinco anos depois da primeira.
Prefeituras e escolas são autorizadas pelo SUS a adotar esquemas específicos de imunização.Para se prevenir do HPV, as meninas devem apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. O Ministério da Saúde alerta que, os pais que não quiserem que as filhas sejam vacinadas terão de assinar um termo de recusa.
Faixa etária
Em 2015, a vacina será aplicada em meninas entre os 9 e os 11 anos. E em 2016, a partir dos 9 anos. Assim, se alguma menina estiver nesta faixa etária mas não tiver tomado a dose poderá se vacinar. Esse aumento na abrangência de vacinadas ajuda na prevenção, pois a produção de anticorpos para proteger a mulher do vírus tem maior intensidade.
O câncer de colo de útero é o 3.º mais frequente entre população feminina e o 4.º no número de mortes em todo o Brasil.