Notícias
01/06/2010
Vacinação contra H1N1 termina nesta quarta-feira, 2 de junho
CNM
A campanha de vacinação contra o vírus H1N1 termina nesta quarta-feira, 2 de junho. Tendo em vista a chegada do período de risco – quando a transmissão de doenças respiratórias é mais vulnerável -, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) recomenda aos gestores municipais que busquem imunizar o maior número de pessoas possível, principalmente as que pertencem aos grupos de risco.
Desde o dia 5 de abril, início da campanha, os postos de saúde municipais atendem o público específico de cada etapa da vacinação. Alguns Municípios realizaram a campanha até mesmo nos finais de semana para intensificar a imunização. O resultado, de acordo com o Ministério da Saúde, foi satisfatório: quase todos os grupos de risco alcançaram a meta de vacinar 80% do público ou estão acima de 70%.
A etapa atual abrange as crianças de dois anos e menores de cinco, além de adultos entre 30 e 39 anos. Porém, as pessoas que pertencem aos outros grupos – profissionais de saúde e portadores de doenças cônicas, gestantes, crianças de seis meses e menores de dois anos e jovens entre 20 e 29 anos – e ainda não se vacinaram podem procurar um posto médico.
Com o esforço entre União, Estados e Municípios, quase 70 milhões de pessoas estão imunes contra a Gripe A, segundo o ministério.