Notícias
01/09/2008
Unicef e municípios juntos para melhorar indicadores sociais na Amazônia
Agência CNM
Prefeitos da região amazônica participaram na última semana de uma mobilização organizada pelo Unicef, pela união do governo estadual, municipal e sociedade civil na luta contra a desigualdade social na Amazônia. O Unicef pretende fazer com que crianças e adolescentes participem do desenvolvimento e preservação da região. O seminário Articulação da Agenda Criança Amazônia contou com a presença de secretários estaduais e lideres sociais do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Cada gestor que aceitar a proposta do Unicef terá de melhorar os indicadores sociais da desnutrição e da mortalidade infantil, gravidez na adolescência, taxa de pobreza, casos de doenças graves como Aids e malária, além do acesso e permanência nas escolas. O prazo para a realização dessas melhorias vai até 2012. O Unicef irá monitorar todas as ações dos municípios.
O Unicef pede apoio dos governos estaduais e das demais instituições que trabalham na Amazônia. O seminário foi o segundo passo dado para alcançar o objetivo de melhorias na região. Em maio aconteceu o 1º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, onde governadores assumiram vários compromissos sugeridos pelo Unicef.
A Ong almeja que os prefeitos incluam em seus orçamentos de 2009 recursos para ações de aperfeiçoamento e melhorias nas áreas de saúde e educação. Para alcançar as metas estabelecidas pela Agenda Criança Amazônia é indispensável uma maior interação entre estados e municípios.
O caso sobre a morte de vários recém-nascidos no estado do Pará, no início deste ano, foi comentado no seminário. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a Amazônia tem os mais agravantes indicadores sociais brasileiros. Por exemplo, o nível de pobreza das crianças e dos adolescentes em competência nacional é de 50%, enquanto a Amazônia totaliza 61%, e em alguns estados esse porcentual é superior a 65%.
Com informações da Agência Brasil