Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Turistas com necessidades especiais podem conferir dicas de procedimentos e estabelecimentos com acessibilidade na escolha de viagem

Notícias

05/04/2016

Compartilhe esta notícia:

Turistas com necessidades especiais podem conferir dicas de procedimentos e estabelecimentos com acessibilidade na escolha de viagem

05042016_turista_cadeirante_EBCO Turismo Acessível se constitui em um conjunto de ações para promover a inclusão social e o acesso de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida à atividade turística, de modo a permitir o alcance e a utilização de serviços, edificações e equipamentos turísticos com segurança e autonomia. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reitera que a acessibilidade é um direito do cidadão e orienta os viajantes com limitações em como desfrutar da melhor maneira a viagem para o destino escolhido. 

A CNM lembra que a pessoa com deficiência é um turista como os demais e deve procurar seus direitos e facilidades na hora de viajar. Entre eles, devem ser oferecidas aos viajantes rampas de acesso, vagas reservadas, sinalização adaptada, corrimão e piso antiderrapante. Também é obrigação disponibilizar áudio descrição, superfície táteis e suportes especializados, entre outros. Essas facilidades têm que ser ofertadas para as pessoas com mobilidade reduzida permanente ou temporária.

Para evitar problemas e aborrecimentos, a CNM sugere que os turistas com deficiência verifiquem com antecedência se a empresa de transporte e o hotel escolhidos possuem estruturas adaptadas para recepcionar os viajantes. Também é recomendável que o turista entre em contato com antecedência com as empresas para passar as devidas informações de suas necessidades específicas.

Turistas com limitações visuais e cadeirantes
As pessoas acompanhadas de cão guia devem portar sempre os documentos pessoais e os do animal, que devem estar equipados com plaquetas de identificação, coleira e arreio com alça. Já os cadeirantes podem levar a cadeira de roda na viagem.

Entretanto, ela só poderá ser utilizada até um determinado ponto do deslocamento. No caso de aeronaves, o cadeirante tem que utilizar a cadeira do avião. Nesse caso, a empresa aérea tem que fazer o transbordo.

Turismo Responsável
A acessibilidade é um dos pontos principais do Turismo responsável, uma nova modalidade de turismo que também engloba o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes em equipamentos turísticos. Ainda são integrantes dessa modalidade outras ações como as atividades da produção associada ao turismo e à sustentabilidade ambiental.

Dicas adicionais, sugestões de roteiros e de equipamentos de turismo adaptados podem ser conhecidas pelo Guia de Turismo Acessível, do Ministério do Turismo. A ferramenta orienta por cidade e estabelecimento os locais que oferecem acessibilidade aos turistas. As informações estão disponíveis no endereço: www.turismoacessivel.gov.br

Agência CNM, com informações do Ministério do Turismo


Notícias relacionadas