Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Turismo rural pode auxiliar na retomada do setor pós pandemia

Notícias

01/10/2020

Compartilhe esta notícia:

Turismo rural pode auxiliar na retomada do setor pós pandemia

11092020 turismo rural EmaterO Dia Mundial do Turismo, lembrado no último dia 27 de setembro, foi celebrado dentro de um contexto nunca visto antes, um dos maiores segmentos da economia mundial é também um dos mais impactados economicamente pela pandemia de Covid-19. O tema escolhido para o ano de 2020 foi “Turismo e Desenvolvimento Rural”, e um dos objetivos do Ministério do Turismo foi promover uma reflexão sobre o ambiente fora dos centros urbanos e o papel que desempenham no tocante à preservação do patrimônio cultural e natural e para o turismo sustentável em tempos de coronavírus e pós-pandemia.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) acredita que o turismo rural tem o potencial de alavancar a renda dos Municípios, gerando empregos diretos e indiretos, desenvolvendo e valorizando os patrimônios culturais, materiais e imateriais, além de resguardar o meio ambiente.

Para a entidade, a prestação de serviços em ambiente rural faz com que o turista desbrave as práticas comuns da vida no campo como o manejo de criações e as manifestações culturais, enquanto aprecia paisagens diferentes das encontradas nos centros urbanos. A agregação de valor também é explorada pela possibilidade da verticalização da produção de pequena escala, no beneficiamento dos produtos in natura. O turismo rural é fundamental para a retomada do turismo, atendendo à demanda do turista pós-pandemia.

Para a retomada do turismo no Brasil, o Ministério do Turismo aposta no crescimento das viagens domésticas, de curta duração, onde as pessoas irão buscar o contato com a natureza, as atividades ao ar livre entre amigos e familiares, isso vai de encontro com a definição de turismo rural. A Organização Mundial de Turismo (OMT) declarou 2020 como o "Ano Internacional do Agroturismo e Turismo Rural”.

De acordo com dados do MTur, a visitação às propriedades rurais é uma prática muito comum no Brasil, mas somente passou a ser considerada como atividade econômica e caracterizada como turismo rural há pouco mais de vinte anos. Na década de 80 passou a ser vista com profissionalismo quando determinadas propriedades em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que passavam por dificuldades econômicas no setor agropecuário, encontraram amparo na diversificação das atividades e começaram a receber turistas.

O turismo rural se fortalece pela necessidade que o produtor tem de incrementar sua fonte de renda e agregar valor aos produtos unidos à vontade dos moradores urbanos de reencontrar suas raízes, expandir o contato com a natureza, com o modo de vida local, as tradições e costumes, e a curiosidade sobre as formas de produção das populações do interior.

Da Agência CNM de Notícias, com informações do MTur


Notícias relacionadas