Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Turismo nacional terá nova agenda após Copa do Mundo

Notícias

24/06/2014

Compartilhe esta notícia:

Turismo nacional terá nova agenda após Copa do Mundo

Pedro Kirilos/ governo do RJA visibilidade gerada pela Copa do Mundo impulsiona o turismo internacional - e seus efeitos podem ser observados, a longo prazo, especialmente no país que sediou o torneio, revela um levantamento feito pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC). Tal fato pode ser observado no ritmo atual de crescimento do setor na África do Sul. Quatro anos depois de receber o Mundial, o país continua comemorando o aumento do número de visitantes.

Em 1994, a África do Sul recebia apenas 3,6 milhões de turistas, de acordo com o Ministério de Turismo e Imigração da África do Sul. Em 2012, foram 13,5 milhões. A atração que o país passa a ter - e o consequente acréscimo de turistas - se explica pela superexposição do país ao sediar o torneio.

A Copa no Brasil deve acrescentar R$ 9,7 bilhões do Produto Interno Bruto (PIB) e movimentar R$ 20,7 bilhões no país, de acordo com estudo do Ministério do Turismo. Os números foram projetados tendo como base os 600 mil estrangeiros e 3,1 milhões de brasileiros que estarão em viagem pelo país durante o Mundial.

Nova agenda
Para o MTur, a Copa do Mundo vai marcar o fim de um ciclo do turismo brasileiro, iniciado em 2003 com a criação do Ministério do Turismo. O período pós-evento será de construção de uma agenda com foco em ampliar a participação do setor na economia nacional. É preciso remover um conjunto de “amarras e entraves” que impedem que o setor tenha um crescimento à altura de seu potencial.

A nova agenda para o turismo, que terá algumas ações já implementadas no segundo semestre, terá foco na ampliação dos investimentos, no atendimento às necessidades do turista, na maior interação do Ministério do Turismo com os operadores do mercado, no aprendizado com as experiências da Copa do Mundo, entre outros.

Algumas das diretrizes de curto prazo para a implementação deste “novo ciclo” estão estabelecidas no Plano Nacional do Turismo (PNT) em Ação, desdobramento do PNT 2013/16. O plano destaca alguns setores prioritários, como parques nacionais e temáticos, litorais e orlas, além de cidades históricas.

Da Agência CNM, com informações do MTur


Notícias relacionadas