Notícias
13/09/2005
Turismo: Informações serão unificadas por inventário
Agência CNM
Reunir dados turísticos e desenvolver um sistema capaz de unificar e democratizar as informações sobre a oferta e os serviços do turismo. Esse é o objetivo do Projeto-Piloto Inventário da Oferta Turística, do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil. O projeto acontece no Rio Grande do Sul e servirá de modelo para outras regiões do Brasil para inventariação da oferta turística.
O país terá um banco de dados para fins de planejamento e gestão da atividade. Inicialmente, serão inventariados 180 municípios do Rio Grande do Sul por universitários da Pontifícia Universidade Católica do Estado (PUC-RS), a custo reduzido. “Geralmente, gastam-se R$ 5 mil para organizar as informações turísticas de um município pequeno. Agora, o custo será de menos de R$ 1 mil”, afirmou o secretário Nacional de Políticas do Turismo, Milton Zuanazzi.
Os municípios terão de investir apenas em transporte e alimentação. Os estados que não tiverem curso de turismo terão a inventariação aplicada por voluntários do Projeto Rondon, que desde 1967 incentiva a participação das IES em trabalhos de assistência a comunidades carentes e ao governo.
Fases
A inventariação é descrita no módulo seis das diretrizes operacionais do Programa de Regionalização e propõe a utilização da tecnologia e da comunicação para difusão das informações turísticas de maneira uniforme e eficiente. Com o Inventário da Oferta Turística, será possível conhecer as características do município, a dimensão da oferta, o que precisa ser melhorado e quais as iniciativas que devem ser tomadas para permitir aos municípios e às regiões turísticas o desenvolvimento sustentável da atividade.
Com informações da Secretaria Nacional de Políticas do Turismo
Notícias relacionadas

