Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Turismo e Erradicação da Pobreza: feira em Barbalha deve mostrar iniciativas

Notícias

29/07/2011

Compartilhe esta notícia:

Turismo e Erradicação da Pobreza: feira em Barbalha deve mostrar iniciativas

CNM

A I Feira do Conhecimento de Barbalha (CE) - CapaCidades e Soluções: Turismo e Erradicação da Pobreza buscará identificar, difundir e colocar em prática experiências que ajudarão a região do Cariri a combater a pobreza. Agendado de 19 a 21 de outubro, a feira representa um passo inovador de inclusão social.

Barbalha é um dos quatro Municípios integrantes do Projeto de Fortalecimento de Capacidades para o Desenvolvimento Humano Local (CapaCidades), desenvolvido pela parceria  entre a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

O objetivo da Feira é possibilitar a troca de conhecimentos, por meio de um espaço de interação e de intercâmbio técnico-científico capaz de aprimorar soluções e desenvolver novas tecnologias. Além, de tornar visível boas práticas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos moradores da região, promover a diversificação da oferta turística local e estimular o empreendedorismo e a produção agrícola sustentável.

As experiências apresentadas durante o evento serão selecionadas pela prefeitura de Barbalha. De acordo com o edital, as iniciativas podem ser de instituições públicas, privadas e ONGs do Ceará, da Paraíba, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte e do Piauí. As experiências bem-sucedidas dos outros três Municípios do Projeto Capacidades – Abaetetuba (PA), Jaguarão (RS) e Marliéria (MG) – também serão apresentadas na Feira.

Eixos temáticos
Serão selecionadas 20 práticas de acordo com quatro eixos temáticos: Turismo e Erradicação da Pobreza, Inclusão Produtiva Sustentável, Fortalecimento Institucional e Ampliação da Rede de Serviços.

O prefeito de Barbalha, José Leite Gonçalves Cruz, reconhece que a Feira promoverá experiências bem-sucedidas e, ao mesmo tempo, possibilitará que estas boas práticas cheguem a outros Municípios. “A partir desta que será a primeira de muitas feiras de conhecimento, Barbalha assume sua vocação de ponto de encontro e de convergência de saberes, de culturas e, acima de tudo, de práticas capazes de promover uma melhor qualidade de vida para cada cidadão”, disse.

Da Agência CNM, com informações do Pnud

 


Notícias relacionadas