Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Turismo de negócios cresceu 9,5%; incentivo a essa atividade será tema de evento da CNM

Notícias

18/02/2020

Compartilhe esta notícia:

Turismo de negócios cresceu 9,5%; incentivo a essa atividade será tema de evento da CNM

18022020 copacabana palace EBCA Confederação Nacional de Municípios (CNM) tem como uma de suas bandeiras o incentivo às atividades turísticas para o desenvolvimento de uma cidade, geração de receita e de oportunidades. O entendimento tem como sustentação o crescimento do Turismo, que na área de negócios fechou 2019 com crescimento de 9,5% em relação ao ano anterior e arrecadou R$ 11,3 bilhões, sendo destaque os setores hoteleiro e aéreo. Para alavancar ainda mais o crescimento de ações com essa temática nas cidades brasileiras, a Confederação promove entre os dias 16 e 18 de abril na cidade de Natal (RN) o 3º Seminário Nacional de Governança para o Turismo e Feira de Negócios Turísticos Destinos do Brasil.

De acordo com a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), a arrecadação no ano passado superou os R$ 10,4 bilhões que foram registrados em 2018. Conforme a Pesquisa de Demanda Internacional do Ministério do Turismo (MTur), o turismo de negócios foi o segundo principal motivo da vinda de estrangeiros ao Brasil em 2018. Do número total, 13,5% visitaram o país com essa finalidade e os gastos diários per capita chegaram a US$ 84,33.

Os destinos mais procurados foram São Paulo (48,7%), Rio de Janeiro (19,7%), Curitiba (4,5%), Campinas (3,9%) e Porto Alegre (3,4%). Segundo o Mtur, a receita gerada por visitantes estrangeiros que vêm ao Brasil a negócios é 33,4% maior que para viagens a lazer. O ministro Marcelo Álvaro Antônio reforça a importância do segmento corporativo para o desenvolvimento do setor. “Em um ano em que o Turismo teve um de seus melhores desempenhos, o setor de negócios não poderia registrar índices diferentes. Isso nos mostra que o nosso trabalho está dando certo e nos fortalece para continuar fazendo mais por este segmento e pelos demais que fortalecem o Brasil”, disse.

Essa tendência de crescimento já foi evidenciada pela CNM em diversas oportunidades, que considera o turismo de negócios mais uma alternativa para viabilizar a administração municipal. Nesse contexto, a realização de eventos turísticos é um grande diferencial quando se fala de aumento da arrecadação municipal, pois os resultados gerados para a cidade impactam diversos setores da economia local e um bom número de visitantes é atraído para a localidade — e isso com certeza gera renda.

Com esse propósito, a CNM inicia o seu calendário de eventos e de capacitações pelo Brasil neste ano com a realização do 3º Seminário Nacional de Governança para o Turismo e Feira de Negócios Turísticos Destinos do Brasil – Edição Genipabu e Litoral Norte Potiguar. O encontro vai abordar a temática da captação de investimentos, promoção e comercialização de destinos turísticos. A programação preliminar e o prazo das inscrições serão divulgados em breve.

Da Agência CNM de Notícias, com informações do Ministério do Turismo


Notícias relacionadas