Notícias
21/10/2014
Turismo de Fronteira pode ser explorado por 588 Municípios brasileiros
Locais que oferecem safáris, belezas naturais, cultura e compras têm atraído visitantes e impulsionado o Turismo de Fronteira. Oportunidade que pode ser explorada por 588 Municípios brasileiros espalhados por 15,7 mil quilômetros de faixa de fronteira. Este segmento está em ascensão nos planos de agências e operadoras de turismo.
A região do Pantanal, por exemplo, recebeu 210 mil turistas que gastaram aproximadamente R$ 36 milhões no comércio fronteiriço com a Bolívia – que fica a menos de seis quilômetros do centro de Corumbá (MS). Por ser um dos Municípios destaque neste segmento, o Município vai sediar o II Encontro de Turismo de Fronteira – Brasil/Bolívia. Entre 21 e 23 de outubro, o evento abordará os desafios e as oportunidades para o fortalecimento de roteiros no Pantanal.
Os passeios em Corumbá geralmente levam o turista a lojas e shoppings da Fronteira Binacional, para comprar produtos importados e artesanato andino. O turista pode participar de safáris para observação de animais nativos como, jacarés, sucuris e capivaras; assistir a habilidade dos pantaneiros na condução do gado, entre outras atividades. Corumbá tem ainda igrejas centenárias e antigos fortes com canhões erguidos em posição de defesa da nação brasileira quando em guerra com espanhóis e paraguaios.
Tríplice
Um dos destinos mais conhecidos para o Turismo de Fronteira é o Município paranaense de Foz do Iguaçu. Lá os turistas têm a oportunidade de conhecer a diversidade cultural do Brasil, Argentina e Paraguai, em um raio de 150 quilômetros da tríplice fronteira. As belezas naturais e opções de compras são os principais atrativos. Além disso, é possível visitar as Cataratas do Iguaçu, a Hidrelétrica de Itaipu e o Marco das Três Fronteiras.
Agência CNM, com informações do MTur
Notícias relacionadas

