Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Turismo da CNM participa de lançamento do Portal de Investimentos no Planalto

Notícias

11/06/2021

Compartilhe esta notícia:

Turismo da CNM participa de lançamento do Portal de Investimentos no Planalto

110621 capaoA área de Turismo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou do lançamento do Portal de Investimentos nesta quinta-feira, 10 de junho. A apresentação da ferramenta - que propõe aproximar investidores, empreendedores e o poder público - ocorreu durante Cerimônia de Anúncios do Ministério do Turismo (Mtur), no Palácio do Planalto.

O portal concentra portfólio digital e projeto no setor de Turismo, que terá atualizações constantes. Até o momento, a iniciativa conta com investimentos de R$ 21 bilhões e a expectativa é de que gerem mais de 116 mil empregos diretos e indiretos. Foi apresentado ainda, durante a cerimônia o Sistema de Avaliação de Impacto ao Patrimônio (Saip), para maior celeridade e segurança técnica e jurídica na avaliação de processos de licenciamento ambiental.

Além de georreferenciamento, o sistema promove cruzamento das bases de dados do Iphan com os dados inseridos pelo proponente no sistema, automatizando etapas e possibilitando agilidade nos prazos de liberação. Outro anúncio foi a atualização do Guia Brasileiro de Sinalização Turística, elaborado em 2001, com um passo a passo para Estados e Municípios implementarem destinos feitos a pé, de bicicleta ou automóvel.

O documento trata ainda de destinos, de locais e de atrações de interesse turístico do Patrimônio Cultural e Natural do Brasil, como sítios históricos, artísticos, naturais, arqueológicos e paisagens culturais. O evento contou com a participação do ministro do Turismo, Gilson Machado, e do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Segundo as técnicas de Turismo da CNM Marta Feitosa e Mônica Costa, as ferramentas mostradas são de grande relevância ao gestor local, visto que auxilia o turista com a disponibilização das informações locais na internet. Pelo celular, será possível localizar os atrativos turísticos, traçar a melhor rota para acesso e obter informações e curiosidade sobre o local.

Sobre a atualização do guia, as especialistas da Confederação sinalizam uniformidade de linguagem que retrata a diversidade cultural do país, valoriza a identidade e as peculiaridades das regiões brasileiras, além de garantir a unidade de forma das placas.

 

Foto: Prefeitura de Capão Bonito
Da Agência CNM de Notícias, com informações do Gov.br, do Iphan, do Mtur 


Notícias relacionadas