Notícias
11/06/2021
Turismo da CNM participa de lançamento do Portal de Investimentos no Planalto
A área de Turismo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou do lançamento do Portal de Investimentos nesta quinta-feira, 10 de junho. A apresentação da ferramenta - que propõe aproximar investidores, empreendedores e o poder público - ocorreu durante Cerimônia de Anúncios do Ministério do Turismo (Mtur), no Palácio do Planalto.
O portal concentra portfólio digital e projeto no setor de Turismo, que terá atualizações constantes. Até o momento, a iniciativa conta com investimentos de R$ 21 bilhões e a expectativa é de que gerem mais de 116 mil empregos diretos e indiretos. Foi apresentado ainda, durante a cerimônia o Sistema de Avaliação de Impacto ao Patrimônio (Saip), para maior celeridade e segurança técnica e jurídica na avaliação de processos de licenciamento ambiental.
Além de georreferenciamento, o sistema promove cruzamento das bases de dados do Iphan com os dados inseridos pelo proponente no sistema, automatizando etapas e possibilitando agilidade nos prazos de liberação. Outro anúncio foi a atualização do Guia Brasileiro de Sinalização Turística, elaborado em 2001, com um passo a passo para Estados e Municípios implementarem destinos feitos a pé, de bicicleta ou automóvel.
O documento trata ainda de destinos, de locais e de atrações de interesse turístico do Patrimônio Cultural e Natural do Brasil, como sítios históricos, artísticos, naturais, arqueológicos e paisagens culturais. O evento contou com a participação do ministro do Turismo, Gilson Machado, e do presidente da República, Jair Bolsonaro.
Segundo as técnicas de Turismo da CNM Marta Feitosa e Mônica Costa, as ferramentas mostradas são de grande relevância ao gestor local, visto que auxilia o turista com a disponibilização das informações locais na internet. Pelo celular, será possível localizar os atrativos turísticos, traçar a melhor rota para acesso e obter informações e curiosidade sobre o local.
Sobre a atualização do guia, as especialistas da Confederação sinalizam uniformidade de linguagem que retrata a diversidade cultural do país, valoriza a identidade e as peculiaridades das regiões brasileiras, além de garantir a unidade de forma das placas.
Foto: Prefeitura de Capão Bonito
Da Agência CNM de Notícias, com informações do Gov.br, do Iphan, do Mtur
Notícias relacionadas

