Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Três Estados registram mortes por causa da dengue

Notícias

09/09/2013

Compartilhe esta notícia:

Três Estados registram mortes por causa da dengue

Pref. Cachoeiro (ES)Mato Grosso, Goiás e Pará registraram mortes por causa da dengue do início até este período do ano. Nos maiores Municípios mato-grossenses são altos os casos registrados da doença. Trinta e duas pessoas morreram neste Estado e mais cinco estão sob suspeita.

São até o momento, 41.349 notificações - 106 graves – contra 35.429 casos registrados no ano passado. Os Municípios com maior quantidade são: Cuiabá com 3.124 ocorrências; Rondonópolis, com 3.082; Sinop, com 7.686 e Várzea Grande, com 717. Os dados são atualizados pela Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso.

Ainda no Centro-Oeste, em Goiás o aumento no número de casos é alarmante: 512,37% a mais, em comparação a 2012. Neste Estado morreram 24 pessoas. Um crescimento de quase 70% na quantidade de mortes registradas no ano anterior. Até o dia 31 de agosto, 153.846 casos de dengue foram notificados.

Na região Norte, o Pará confirmou cinco mortes decorrentes da dengue. Apesar dos óbitos, houve redução de 60% no total de casos, em relação a 2012. Até o momento foram confirmados 6.555 infectados.

A doença
É relevante destacar que casos notificados dependem de confirmação. Existem diferentes estágios da doença que podem ser desenvolvidos assim que a pessoa é picada pelo mosquito Aedes Aegypti. As mortes são decorrentes de complicações da doença, que possui dois tipos: clássica e hemorrágica.

Os sintomas são febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, perda de apetite e paladar, manchas e erupções na pele, náuseas e vômitos, tonturas, cansaço extremo, moleza no corpo, dores nos ossos e articulações, dentre outros. Eles aparecem somente após três dias da picada.


Notícias relacionadas