Home / Comunicação / Trabalho infantil é tema de debate em plataforma virtual
Notícias
06/08/2013
Trabalho infantil é tema de debate em plataforma virtual
Mais de 115 milhões de crianças e adolescentes são atualmente vítimas do trabalho infantil em atividades como escravidão, exploração sexual e tráfico de drogas, segundo informações da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Com o objetivo de promover o debate sobre o tema na sociedade, foi criada a plataforma virtual Diálogos sobre Trabalho Infantil.
A iniciativa proporcionará o compartilhamento de ideias e práticas de sucesso antes da realização da III Conferência Global sobre Trabalho Infantil, que acontecerá em Brasília entre os dias 8 e 10 de outubro.
A plataforma possui seis salas temáticas. A discussão em cada uma será moderada por especialista de uma instituição que desenvolve trabalhos de combate à exploração do trabalho infantil. Além disso, será disponibilizada a Sala da Juventude – espaço exclusivo para que crianças e adolescentes possam pontuar os desafios e propor ações.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que haverá, em uma das salas, a discussão e a coleta de contribuições para o Documento Base da Conferência, que vai embasar a declaração final da Conferência.
Em 2010, durante a segunda edição da Conferência, foi adotado um Roteiro para Eliminar as Piores Formas de Trabalho Infantil até 2016 (Roadmap). No documento, estão contidos os eixos que deverão ser discutidos na plataforma: Proteção Social; Educação e Treinamento; Legislação Nacional e Implementação; e Políticas sobre Mercado de Trabalho.
Mais informações sobre a plataforma Diálogos podem ser obtidas aqui.