Home / Comunicação / Tem início campanha nacional para aumentar doação de sangue
Notícias
12/06/2014
Tem início campanha nacional para aumentar doação de sangue
Com apoio dos Estados e Municípios, foi iniciada nesta quarta-feira, 11 de junho, a Campanha Nacional pela Doação de Sangue. Este ano ela tem importância ainda maior, pois os hemocentros temem que as doações diminuam durante o período da Copa do Mundo e falte sangue para atender aos hospitais. No sábado, 14 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue.
A Hemorrede Pública Nacional deve trabalhar para aumentar a quantidade de doadores de sangue no Brasil. Além de chamamentos em rádios, mídia impressa, TV e internet, este ano, há até uma página nas redes sociais. O Doação de Sangue é um perfil no Facebook que traz informações, dicas e locais de doação.
O slogan da campanha é a mesma do ano passado: ‘Seja para quem for, seja doador’. O objetivo é incentivar a doação para qualquer pessoa que necessite, e não apenas para pacientes conhecidos hospitalizados. A coleta de sangue nos hemocentros não vai parar durante a Copa do Mundo. Os hemocentros funcionarão de maneira regular.
Doações no Brasil
Ao todo, 1,8% da população brasileira doa sangue. É um porcentual baixo, mas dentro das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Para elevar este montante, o Ministério da Saúde expandiu, em 2012, o número de possíveis doadores. O aumento foi de 8,7 milhões de pessoas. Diminuiu-se de 18 para 16 anos a idade mínima para doações.
Para receber os doadores, em todo o Brasil há 32 hemocentros coordenadores, 368 regionais, mais de 1.400 agências transfusionais, e núcleos de hemoterapia para receber o material. Todo o sangue recebido passa pelo Teste de Ácido Nucleico (NAT) para identificar se pode ser usado em pacientes.
O Brasil recolhe 3,6 milhões de bolsas de sangue por ano. No entanto, com o crescimento, entre 2003 e 2013, de 84% de transplantes, 619% de cirurgias e 627% nos atendimentos de urgências, é preciso aumentar as doações. O público que mais doa são os jovens de 18 a 29 anos. Do total, 64,8% são do sexo masculino e 35,1% do sexo feminino. Podem doar pessoas com no mínimo 50 quilos; entre 16 (com autorização) e 69 anos.
Confira a lista dos hemocentros do país.