Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Telemedicina é implantado em 65 municípios de Mato Grosso do Sul

Notícias

19/12/2006

Compartilhe esta notícia:

Telemedicina é implantado em 65 municípios de Mato Grosso do Sul

Agência CNM

Sessenta e cinco municípios de Mato Grosso do Sul receberão da Secretária Estadual de Saúde, a partir de 2007, o Telemedicina. O sistema irá viabilizar o atendimento de emergência e diagnósticos imediatos para as pessoas que sofrem problemas cardiovasculares, atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A meta do governo é reduzir em 60% as internações.

De acordo com a densidade populacional dos municípios, 81 equipamentos portáteis de eletrocardiograma conectados à internet, telefones celulares ou telefones fixos, serão implantados nos hospitais e unidades de saúde. O equipamento serve para enviar a leitura do exame, em tempo real, a central localizada em Campo Grande, que disponibilizará o diagnóstico ao paciente em cinco minutos.

O contrato de R$ 962 mil por ano irá reduzir em cerca de 10% o valor gasto com exames. A expectativa é de realizar 5 mil atendimentos por mês, inicialmente, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Matias Gonsales Soares, a assinatura do contrato, além de economia aos cofres públicos, vai facilitar o acesso da população ao exame e gerar agilidade no resultado do diagnóstico. “A implantação do sistema é apenas o primeiro passo para informatização da medicina no interior do Estado e implantação de uma central de dados sobre cada paciente”, declara o secretário.

Com informações do Jornal Agora MS

 


Notícias relacionadas