Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Tecnologia aliada à Educação: CNM destaca bom exemplo na Inclusão Digital

Notícias

14/06/2010

Compartilhe esta notícia:

Tecnologia aliada à Educação: CNM destaca bom exemplo na Inclusão Digital

CNM

 

Mais de 2,6 mil alunos beneficiados em cinco escolas municipais. Esses são os números do projeto Conexão do Saber implantado há dois anos pela prefeitura de Pedreira (SP). Com laboratórios de informática em todas as escolas públicas municipais, os professores oferecem conteúdo atualizado para colocar em prática aquilo que foi ensinado em sala de aula. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca este projeto como um exemplo de Inclusão Digital para outras prefeituras.

 

Em Pedreira, as Tecnologias da Informação (TICs) são usadas em setores prioritários como a Educação. Após a implantação do Conexão do Saber, o primeiro passo foi capacitar os professores. “Eles elaboram e discutem o conteúdo de disciplinas como Português, Matemática e História e depois colocam isso no software”, explica o diretor geral dos projetos de Inclusão Digital em Pedreira, Claudinei Gobbis.

 

O conteúdo disponível é usado para reforçar o ensino dentro da sala de aula. É a oportunidade dos alunos do Ensino Fundamental colocarem em prática o conhecimento. Todas as escolas trabalham com um mesmo conteúdo, unificando o ensino no Município. “É um trabalho integrado”, reforça Gobbis.

 

Investimento e resultado
Os laboratórios são equipados com 15 a 30 computadores – dependendo da escola -, Internet Banda Larga e contam com auxílio técnico de estagiários na manutenção de rede e dos computadores. Dessa forma os professores não precisam se preocupar com o funcionamento do laboratório, apenas acompanhar o aprendizado dos estudantes.

 

Por meio de convênio com a Universidade de Campinas, a prefeitura instalou os laboratórios e compartilha o software com outros seis Municípios. “Isso diminuiu os custos e promove a troca de experiência e também de conteúdo”, destaca.

 

De acordo com Gobbis, o custo de implantação e manutenção é baixo em relação aos resultados: “Os alunos não vêem a hora de ir para os laboratórios, os professores têm mais possibilidades para ensinar e os pais gostam de ver os filhos ambientados na informática e voltados ao saber”, avalia o diretor.

 

Objetivos
O Conexão do Saber é apenas um exemplo de vários projetos de Inclusão Digital promovidos por Pedreira. Na edição de outubro de 2009, o Boletim CNM mostrou o trabalho da prefeitura na busca pela propagação da Internet aos munícipes.

 

Com o projeto Infovia eles levam sinal de Internet Banda Larga gratuitamente aos moradores. “Nós queremos preparar o cidadão desde pequeno, ainda na escola, para enriquecer a cidadania deles e desenvolver tecnologicamente o Município”, afirma Claudinei Gobbis.

 

O site e os e-mails institucionais de Pedreira, que contribuem para essa inclusão, foram desenvolvidos pelo Portal Municipal da CNM. Acesse aqui.

 

 

Leia também:

 

Feira de Santana (BA) leva, dentro de um ônibus, Internet grátis à população


 


 


Notícias relacionadas