Notícias
16/11/2022
Tania Ziulkoski destaca atuação do MMM na Faculdade de Direito da Universidade de Santiago de Compostela
O Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) foi apresentado pela fundadora Tania Ziulkoski durante uma visita à Faculdade de Direito da Universidade de Santiago de Compostela nesta terça-feira, 15 de novembro. No primeiro momento, Tania falou sobre o livro do MMM que trata da Covid-19 para o reitor da universidade e o convidou para a 24ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorrerá de 27 a 30 de março de 2023.
A líder do MMM apresentou sobre a atuação da Confederação Nacional de Municípios (CNM) no Brasil, bem como o trabalho que vem sendo realizado pelo MMM desde 2017, quando foi lançado. Ela falou ainda da importância da troca de experiências entre os países, que, apesar das diferenças, têm muito a aprender por meio desse compartilhamento.
Tania aproveitou a reunião para também falar sobre o desempenho positivo que as gestoras femininas tiveram no enfrentamento da pandemia, e falou dos dados que foram obtidos por meio das pesquisas Covid-19 realizadas pela CNM. A fundadora do MMM, com apoio da consultora jurídica da CNM Elena Garrido, abordou o histórico da participação da mulher na política local e apresentou um comparativo de dados da participação da mulher na política local brasileira.
A reunião contou ainda com a participação do consultor jurídico da CNM Ricardo Hermany e de outras representações que trouxeram o debate sobre o cenário da participação da mulher na política local em Portugal e em relação aos desafios na legislação, que não permitem o alcance real da paridade. Além disso, trataram das inúmeras atividades a serem realizadas pelas mulheres e que podem impactar no ingresso delas em cargos públicos.