Notícias
05/09/2007
Técnicos de municípios são capacitados para contar moradores de rua
Agência CNM
Coordenadores do levantamento de moradores de rua que será realizado em outubro deste ano em 60 cidades brasileiras estão sendo capacitados em municípios de todo o país para conhecer o conteúdo e a metodologia de aplicação da pesquisa.
Ontem, 4 de setembro, Salvador (BA), Manaus (AM) e Porto Alegre (RS) receberam orientações de técnicos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). No dia 1º de setembro, o treinamento foi realizado em Fortaleza (CE) e Brasília (DF).
O levantamento de moradores de rua dará continuidade ao processo de articulação das políticas para esse segmento da população, do qual até hoje não há estimativas. A contagem será realizada pela empresa gaúcha Meta Instituto de Pesquisas de Opinião Ltda, contratada por meio de licitação em parceria com a Unesco. O trabalho vai custar R$ 1,4 milhão.
As discussões sobre uma política para população de rua foram intensificadas durante o 1º Encontro Nacional sobre População em Situação de Rua, promovido pelo MDS em 2005. No final de 2006, foi criado um grupo de trabalho (GT) interministerial composto pelo MDS e outros cinco ministérios (Saúde, Educação, Cidades, Cultura e Trabalho e Emprego), pela Secretaria Especial de Direitos Humanos e pelo Fórum de ex-moradores de rua. O GT mantém reuniões mensais.
Com informações do MDS