Home / Comunicação / Surdez também é encontrada em crianças com mães que foram infectadas com zika
Notícias
31/08/2016
Surdez também é encontrada em crianças com mães que foram infectadas com zika
Um estudo no Brasil com 70 bebês de mães que contraíram o vírus zika registrou que quase 6% teve perda de audição, acrescentando o problema à lista de doenças que o vírus pode causar quando mulheres são infectadas durante a gravidez.
Este estudo, publicado no relatório semanal sobre mortes e doenças do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, confirmou relatos menos rigorosos sobre surdez entre bebês nascidos de mães infectadas pelo o vírus. Os pesquisadores alertam que o vírus agora pode ser considerado fator de risco para perda de audição. Assim, crianças que foram expostas durante a gravidez e apresentam audição normal devem ser checadas regularmente para perda progressiva de audição.
A descoberta é parte de um esforço para caracterizar de forma total as possibilidades que o vírus pode causar durante a gravidez. Ele é mais conhecido por causar microcefalia, mas outros estudos indicam que pode provocar outras anomalias cerebrais, problemas de visão e alterações nas juntas.
Perguntas e respostas
Com o objetivo de esclarecer as dúvidas da população e também dos profissionais de saúde que atuam na área, a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) publicou perguntas e respostas com as informações e evidências científicas mais recentes sobre o vírus zika e suas consequências.
Acesse aqui as informações sobre o zika.
Da Agência CNM, com informações do G1 e Opas