Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Softwares desenvolvidos para ações sociais são apresentados em seminário

Notícias

21/09/2006

Compartilhe esta notícia:

Softwares desenvolvidos para ações sociais são apresentados em seminário

Agência CNM

O seminário que acontece hoje, 21, na sede do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) em Brasília, irá apresentar programas de Softwares que ajudam a detectar distorções e fraudes em concorrências, a visualizar e analisar dados socioeconômicos em uma região geográfica e a tomar decisões e criar indicadores com base em muitas variáveis. Usados em projetos no país, esses programas podem ser utilizados em outras iniciativas, com algumas adaptações.

O Pnud é uma organização de gerência e compartilhamento de conhecimentos.  Segundo o analista de programa da Unidade de Políticas Sociais e Justiça do PNUD, Fausto Alvim, no desenrolar dos vários projetos da agência, eles se depararam com experiências bem-sucedidas que ficariam presas na rede dos projetos ao qual estão ligadas. É importante que elas sejam divulgadas para um número máximo de parceiros para replicá-las, de forma adaptada aos contextos diferenciais.

Um exemplo do que será mostrado é o software Thor. Ele permite que governos e empresas tomem decisões como selecionar trabalhadores, decidir políticas estratégicas (a partir de dados como o custo da mão-de-obra e o mercado de um determinado município ou país em que se pretende implementar uma fábrica) e criar indicadores socioeconômicos. “O sistema analisa, por meio de técnicas de inteligência artificial, as variáveis mais importantes que devem ser consideradas ao se tomar uma decisão. O Ministério das Cidades, quando estava elaborando o índice de qualidade de vida urbana, utilizou a ferramenta para definir quais variáveis teriam mais peso para o indicador”, afirma Alvim.


Notícias relacionadas