
Notícias
21/09/2010
Sites desenvolvidos pela CNM rendem bons resultados perante a população
CNM
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) viabiliza, por meio do Portal Municipal, a criação de sites oficiais às prefeituras de todo o País. A ferramenta possibilita que os gestores municipais publiquem contas públicas e outras informações de interesse da população.
Segundo disposições da Lei 9.755/1998, o Tribunal de Contas da União (TCU) pode divulgar dados sobre os montantes dos tributos arrecadados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios. E a CNM trabalha pelo cumprimento da medida, que favorece a relação prefeitura/população. Centenas de municípios divulgam essas informações através do site oficial da prefeitura desenvolvido em parceria com a Confederação ou até mesmo no próprio site da entidade - onde fica disponível o campo de acesso para todas as prefeituras municipais divulgarem essas informações.
O Município de Bocaina (SP) tem um bom exemplo para esta prática. O site oficial da prefeitura foi desenvolvido em parceria com a CNM e dispõe de todos os tributos, recursos e orçamentos em prol da transparência municipal.
De acordo com o prefeito do Município paulista, João Francisco Bertoncello Danieletto, as mudanças no site tornaram a prefeitura mais acessível à população. “A ferramenta desenvolvida em parceria com a Confederação teve muita importância para a prefeitura e para a população de Bocaina. Sentimos o retorno dela [população], agora ela tem acesso a tudo – desde as contas públicas até os eventos da cidade”, admirou-se.
Ainda segundo o prefeito, adquirir a ferramenta do Portal Municipal é muito simples. “Toda prefeitura devia aderir, é muito simples. Não tive problema algum”, elogiou Danieletto.
Clique aqui para acessar o questionário com as perguntas mais frequentes (FAQ) criado pelo TCU
Notícias relacionadas


