Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Sistema para prestação de contas dos recursos da assistência social está disponível

Notícias

16/07/2013

Compartilhe esta notícia:

Sistema para prestação de contas dos recursos da assistência social está disponível

SXCO sistema online para prestação de contas dos recursos orçamentários da Assistência Social de 2012 foi disponibilizado nesta segunda-feira, 15 de julho. Os gestores municipais e estaduais devem informar a aplicação dos recursos federais recebidos via Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) durante o ano passado. O departamento técnico de Desenvolvimento Social da Confederação Nacional de Municípios (CNM) chama da atenção para o prazo, que termina dia 31 de julho.

De acordo com a área, o período para o lançamento dos dados é curto, e os gestores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) não devem deixar para a última hora. Geralmente, nos últimos dias, o sistema fica sobrecarregado e pode prejudicar o lançamento das informações.

A prestação de contas é etapa obrigatória no processo de financiamento estabelecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), tanto no caso de transferência fundo a fundo ou por convênios e contratos de repasse. As informações devem ser preenchidas por meio do Suasweb – o sistema de funcionalidades específico para a gestão do Suas. No entanto, só podem lançar os dados e finalizar a ação os gestores que possuem senha e login de acesso.

Ferramenta
No Suasweb, tem uma ferramenta para mensurar o controle do uso dos recursos federais é o Demonstrativo Sintético Anual de Execução Físico-Financeira. O Demonstrativo está com um novo layout, semelhante ao do Plano de Ação de Assistência Social. 

Este é o primeiro ano de preenchimento do Demonstrativo sobre o uso dos recursos do Índice de Gestão Descentralizada do Sistema Único de Assistência Social (IGD-Suas). E essa é uma novidade no sistema. Além da possibilidade de retificar informações inseridas no Sistema após a finalização do preenchimento. 

Atenção
Os gestores também devem redobrar a atenção após o preenchimento, pois o demonstrativo ainda deverá ser avaliado pelos conselhos até 31 de agosto, no caso dos Estados pelos conselhos estaduais e no caso dos Municípios pelos conselhos de assistência social.

Sanções. Caso os Municípios ou Estados não enviem as informações da execução:

  1. os gestores poderão ser responsabilizados por omissão ao não prestar contas do uso dos recursos federais; e 
  2. os recursos do Índice de Gestão Descentralizada (IGD) do Programa Bolsa Família podem ser suspensos.

Veja o Manual de Preenchimento do Demonstrativo Sintético Anual de Execução Físico-Financeira aqui 

 

 

 


Notícias relacionadas