Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Sistema informatizado de repasse de verbas sociais entra em operação

Notícias

17/01/2005

Compartilhe esta notícia:

Sistema informatizado de repasse de verbas sociais entra em operação

Agência Brasil

Começa a funcionar nesta segunda-feira (17) o Sistema Único de Assistência Social (SUAS-WEB), um sistema informatizado do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome desenvolvido para facilitar o repasse de recursos federais da área social para Estados e Municípios. De acordo com o Ministério, o novo sistema vai acabar com os atrasos nos repasses de verbas e deve agilizar os convênios federais com Estados e Municípios.

Segundo o ministro Patrus Ananias, o SUAS-WEB vai garantir assistência a todos que precisam, independentemente de contribuição à seguridade. "Nós estamos estabelecendo um novo nível nas políticas de assistência social no nosso país superando definitivamente aquela parte em que a assistência social se confundia com assistencialismo, com clientelismo, com protecionismo, com critérios particulares e não critérios legais, como estamos estabelecendo", afirmou o ministro.

Todas as questões relativas ao SUAS e ao acesso das prefeituras às informações pela internet serão discutidas nesta segunda-feira, das 16 às 18 horas, horário de Brasília, numa teleconferência com os novos prefeitos e com secretários municipais e estaduais de assistência social.

Para participar da teleconferência, os gestores deverão se dirigir à agência de relacionamento do Banco do Brasil conveniada com a respectiva prefeitura. Além de se informar sobre o novo sistema e esclarecer eventuais dúvidas, os prefeitos receberão a senha de acesso ao SUAS WEB.

O prazo para o cadastramento das prefeituras vai até 21 de janeiro. Os municípios com dificuldade no cadastramento terão auxílio de técnicos das secretarias estaduais de assistência social. Os gestores municipais poderão obter mais informações pelos telefones 0800 707 2003, (61) 325-7733 e (61) 325-7744.


Notícias relacionadas