Notícias
14/07/2008
Sistema de gestão do Bolsa Família terá repercussão diária
Agência CNM
A partir de 12 de julho o Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec), programa desenvolvido para a realização de cadastros do Bolsa-Família, será aprimorado, ficando suspenso até 10 de agosto, quando os arquivos-retorno do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) vão atualizar diariamente as informações lançadas sistema. Até hoje, ações como troca responsável familiar, cancelamento por aumento de renda per capta ou por exclusão eram atualizados semanalmente.
O Sibec é a ferramenta onde os gestores municipais têm autonomia para realizar bloqueios, desbloqueios, cancelamentos, reversões de cancelamento de benefícios. Com a nova rotina de repercussão diária a partir de agosto, o município poderá acompanhar muito mais facilmente o reflexo das alterações cadastrais nos benefícios do Programa Bolsa Família, assim como o descumprimento de bloqueios, suspensões e cancelamentos que aparecerão de forma mais transparente para os usuários do Sibec.
Os programas remanescentes continuarão sendo afetados pelas alterações cadastrais mensalmente, conforme a Instrução Operacional nº12, de 03 de fevereiro de 2006.
O Sibec facilita o trabalho do gestor municipal porque pode ser utilizado em qualquer computador com acesso à Internet, sem a necessidade de instalar programas ou configurar o computador para realizar as atividades de gestão de benefícios. Para ter acesso ao Sibec, os municípios precisam aderir formalmente ao Programa Bolsa Família, submetendo à aprovação do MDS o “Termo de Adesão ao Programa Bolsa Família”.