Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Siope: CNM orienta medidas de regularização para os Municípios inadimplentes no Cauc

Notícias

04/05/2017

Compartilhe esta notícia:

Siope: CNM orienta medidas de regularização para os Municípios inadimplentes no Cauc

Um alerta aos gestores. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa que os Municípios que não fizeram a inserção de informações no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) estão inadimplentes no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc).

04052017 SiopeO período para transmissão das informações dos investimentos em educação referente ao ano de 2016 foi encerrado no dia 30 abril. Apesar do vencimento do prazo e da impossibilidade de prorrogação, justamente pelo fato de o sistema continuar aberto e acessível, a CNM lembra que não há impedimento para que os Municípios façam a inserção das informações.

A Confederação reforça que, quando é feito esse procedimento, o Município é retirado automaticamente do Cauc. A CNM também esclarece que a situação do Ente é regularizada quando demonstra o cumprimento da vinculação da educação, prevista no artigo 212 da Constituição Federal e estabelece mínimo de 25% em Manutenção e Desenvolvimento do Ensino. Nesse caso, a normalização acontece no momento da transmissão do Siope 2016.

Mudanças

A CNM ainda destaca que o Siope passará a captar os dados bimestralmente, até trinta dias após o encerramento de cada bimestre. Essa medida está valendo para o exercício de 2017. Dessa forma, no início do mês de março aconteceu o lançamento da versão referente ao 1º bimestre de 2017, cujos dados foram preenchidos e enviados até o dia 30 de março deste ano. O sistema continua aberto para o gestor que também não cumpriu esse prazo.

O Siope é responsável pela coleta, processamento, disseminação e acesso público às informações referentes aos orçamentos de educação da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.


Notícias relacionadas