
Notícias
03/09/2007
Setenta escolas técnicas serão implantadas em 2008
Agência CNM
O Ministério da Educação inaugurará 70 escolas técnicas em 2008. As obras devem começar em janeiro, quando também serão realizados os concursos. A estimativa é de que as aulas iniciem-se no segundo semestre. A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica anunciou sexta-feira, 31 de agosto, a mudança para o ano - a projeção inicial era de implantação de 50 unidades anuais até alcançar 150 em 2010. A expansão da rede está prevista no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
A aceleração do cronograma de implantações foi possível porque a secretaria identificou 35 municípios com edificações prontas. Assim, 70 unidades devem ser instaladas em 2008, 50, em 2009 e 30, em 2010.
Serão investidos R$ 750 milhões na construção de todas as escolas até 2010. Todos os estados e o Distrito Federal serão contemplados na segunda fase do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Haverá ainda a destinação de mais R$ 500 milhões por ano para custeio e salários de professores e funcionários.
A partir de segunda-feira, dia 3 de setembro, as prefeituras terão 120 dias para discutir as áreas nas quais serão oferecidos cursos e concretizar as propostas. Em 31 de dezembro, será encerrado o prazo para que as contrapartidas dos municípios sejam apresentadas aos centros federais de educação profissional e tecnológica (Cefets), aos quais caberá a implantação das escolas. A medida favorecerá o controle da aplicação dos recursos pelo MEC e dinamizará a entrada em operação das unidades.
Com informações do Ministério da Educação
Notícias relacionadas


