Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Sete Estados do Nordeste e parte do Pará se tornam zonas livres da febre aftosa

Notícias

06/09/2013

Compartilhe esta notícia:

Sete Estados do Nordeste e parte do Pará se tornam zonas livres da febre aftosa

Agência BrasilSete Estados do Nordeste - Ceará, Alagoas, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte - e parte centro-norte do Pará foram reconhecidos como zonas livres da febre aftosa. O trabalho amplo de vacinação composto pelos Estados levou a este resultado positivo para a pecuária brasileira.
 
De acordo com a Instrução Normativa 5/2013, a zona livre será submetida à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para reconhecimento internacional. A previsão é de que, em maio de 2014, haja a confirmação da OIE.
 
O reconhecimento internacional dispensa as provas diagnósticas quando a finalidade dos animais for o abate imediato. Os produtos cárneos do abate de animais deverão ser destinados ao mercado nacional.
Livres
Outros Estados como Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins são livres da aftosa. Além disso, há o Distrito Federal e os Municípios de Guajará e Boca do Acre, no Amazonas.
 
A Instrução do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento foi publicada nesta sexta-feira, 6 de setembro, no Diário Oficial da União (DOU).

 


Notícias relacionadas