Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Seminário a Água e o Mundo: CNM promove atividade com municipalistas e crianças

Notícias

20/03/2018

Compartilhe esta notícia:

Seminário a Água e o Mundo: CNM promove atividade com municipalistas e crianças

Ag. CNMDe forma inovadora e emocionante a Confederação Nacional de Municípios (CNM) abriu as portas para receber municipalistas e alunos de escolas públicas. O Seminário a Água e o Mundo começou na manhã desta terça-feira, 20 de março, com programação diversificada. Além de debates, trocas de experiências, apresentações de iniciativas atuais e de atividades voltadas ao público infantil, o evento também disponibiliza um espaço de exposição sobre o tema.

Em conjunto ao Fórum Mundial da Água, o evento - realizado na sede da CNM - disponibiliza o Museu do Municipalismo, na entrada do salão nobre. O espaço propõe chamar a atenção dos participantes para os prováveis ganhos que uma gestão mais consciente e competente dos recursos hídricos pode trazer, tanto para a gestão local quanto para a população brasileira.

Os primeiros a chegar ao evento foram o vereador de Maricá (RJ), Ricardo Magalhães; o prefeito de Divinésia (MG), Antônio Geraldo; e o secretário de Meio Ambiente de Grajaú (MA), Roberto Silva. Em entrevista à Agência de Notícias CNM, o vereador falou dos anseios do Legislativo do Município fluminense. Segundo ele, a cidade está sofrendo com a falta de abastecimento de água e com a não previsão de expansão da rede de água.Ag. CNM

“A gente sabe que, para o crescimento da cidade, para o desenvolvimento, é preciso ter uma boa captação e fornecimento de água, para que possa evoluir o Município, o comércio e a parte agrícola”, declarou Magalhães. Para ele, é preciso levar projetos que estão dando certo em outros lugares, para conseguir incentivo e fomentar o abastecimento e o combate ao desperdício.

Já o prefeito de Divinésia contou que tem desenvolvido uma gestão muito voltada à questão ambiental, e, apesar de ter iniciativa modelo na área de reciclagem e compostagem do lixo, a região tem padecido com a seca que afetou o Estado nos últimos anos. “O índice pluvial caiu para 1/3 do que era antes. Cidades vizinhas, que dependem dos mananciais que estão no Município, o segundo polo moveleiro do país, passaram até um mês sem água”, relatou o municipalista mineiro.

Ag.CNMIniciativa
O prefeito contou também que tem buscado ampliar o projeto de extrema, que é um dos mais bem-sucedidos no país. “No Município, hoje, boa parte da economia vem do setor agrícola. E propriedade sem água não tem valor nenhum. Não tem como produzir”, salientou. Segundo Geraldo, além de buscar recursos para promover saneamento básico e recuperação de nascentes, sua vinda a Brasília foi motivada pela oportunidade de conhecer novas iniciativas e projetos que deram certo.

Pouco antes das atividades começarem, o secretário do Município maranhense falou sobre a importância do seminário, para apresentar as problemáticas do Município às autoridades competentes, e destacou as iniciativas da gestão municipal. “Temos vários projetos inovadores, como recuperação de nascentes, recuperação de matas ciliares dos rios e implantação de um viveiro, no intuito de desenvolver plantas nativas para doações”, contou Silva.

Momento
Com emoção nos olhos, alunos de escolas públicas do Distrito Federal começaram a chegar ao seminário. Recebidos pela equipe técnica e institucional da entidade municipalista, os pequenos tiveram um momento de despertamento para a importância de preservar a água e o Meio Ambiente.

Leia mais:

A Água e o Mundo: crianças aprendem sobre a importância da água para o mundo

 


Notícias relacionadas