Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Semana Mundial do Meio Ambiente é celebrada pela CNM com série de ações

Notícias

03/06/2019

Compartilhe esta notícia:

Semana Mundial do Meio Ambiente é celebrada pela CNM com série de ações

ONU Meio Ambiente UCBO Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado nesta quarta-feira, 5 de junho, e o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para este ano por configurar um dos maiores desafios ambientais da atualidade é a poluição do ar. A ideia é que a campanha promova uma reflexão sobre mudanças na vida e no cotidiano das pessoas para reduzir a contaminação do ar e as emissões de gases de efeito estufa e melhorar a saúde da população.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez pessoas em todo o mundo respiram ar poluído. A poluição atmosférica foi identificada como o problema de saúde mais importante da nossa era, sendo responsável por uma em cada nove mortes em nível global e, segundo estimativas, sete milhões de mortes prematuras por ano. Além das doenças respiratórias, a poluição do ar também causa ataques cardíacos, câncer de pulmão e AVC.

O prejuízo se estende ao ambiente natural, pois diminui o abastecimento de oxigênio nos nossos oceanos, dificulta o crescimento das plantas e contribui para as mudanças do clima. Contudo, apesar de ser um problema sério e ter impactos irreversíveis, a contaminação atmosférica pode ser evitada. Para isso, governo federal, Municípios, empresas, sociedade civil, escolas e universidades devem realizar uma série de ações.

Iniciativas
Durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, entre os dias 3 e 8 de junho, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) irá promover diferentes iniciativas, com o público interno e externo, para chamar atenção para a temática. Entre as ações, serão publicadas notícias com boas práticas municipais de gestão ambiental e vídeos para as redes sociais com orientações de como os Municípios podem combater a poluição do ar.

03062019 Metano ONU Meio AmbienteSerão divulgados ainda o Desafio da Máscara, proposto pela ONU Meio Ambiente, e o primeiro webinário em português sobre o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM), transmitido na quarta-feira, 5 de junho. No dia seguinte, a Roda do Conhecimento, a partir das 10h, irá abordar a Semana Mundial do Meio Ambiente com a União dos Ciclistas do Brasil (UCB). A organização, em parceria com a ONU Meio Ambiente, está incentivando a realização de pedaladas ambientais em vários Municípios nesses dias de sensibilização. A CNM adotou o projeto e realizará um Pedal Ambiental com os colaboradores na sexta-feira, 7 de junho, no Parque da Cidade em Brasília (DF).

Como participar
Os Municípios podem aproveitar a oportunidade do Dia Mundial do Meio Ambiente para assumir compromissos pela melhoria da qualidade do ar. Entre as ações com potencial para reduzir as emissões oriundas dos setores de transporte e energia e a criação de mais espaços verdes, a CNM destaca:
• Oferecer transporte gratuito nas áreas urbanas para incentivar que as pessoas deixem os carros em casa;
• Fomentar um dia de plantio de árvores no dia 5 de junho;
• Realizar uma exposição de veículos elétricos para educar os cidadãos sobre seus benefícios;
• Assumir o compromisso de criar mais áreas para pedestres e bicicletas, com faixas separadas para cada uma das atividades;
• Assumir o compromisso de eliminar gradualmente os ônibus e caminhões a diesel, como Madri, Paris, Atenas e a Cidade do México;
• Considerar a recuperação de gás de aterro sanitário como uma opção energética que aproveita as emissões dos aterros em vez de permitir que elas entrem na atmosfera ou em nossos pulmões.

ONU Meio AmbienteDesafio da Máscara
A ONU Meio Ambiente está desafiando as pessoas a postarem fotos e vídeos nas redes sociais cobrindo o rosto e a boca para pedir ações por um ar mais limpo. Vale utilizar lenços, máscaras de ar ou outras expressões simbólicas e criativas que remetam à poluição. Os usuários das redes sociais são incentivados ainda a marcar três pessoas, organizações ou empresas na publicação para eles fazerem o mesmo. Para participar, é importante usar as hashtags #DiaMundialDoMeioAmbiente e #CombataAPoluiçãoDoAr nas postagens e lembrar de marcar a @ONUMeioAmbiente (Facebook e Twitter) ou @onu_meio_ambiente (Instagram).

Exemplos de ações para #CombaterAPoluiçãoDoAr:
• Usar o transporte público ou caronas compartilhadas, andar de bicicleta ou a pé;
• Trocar o carro por um híbrido ou elétrico;
• Desligar o motor do carro quando estiver estacionado;
• Reduzir consumo de carne e laticínios para ajudar a reduzir as emissões de metano;
• Fazer a compostagem de alimentos orgânicos e separar lixo não orgânico;
• Migrar para sistemas e equipamentos de aquecimento doméstico de alta eficiência;
• Poupar energia desligando as luzes e equipamentos eletrônicos quando não estiverem em uso;
• Escolher tintas e móveis não tóxicos.

Da Agência CNM de Notícias

Imagens: ONU Meio Ambiente


Notícias relacionadas