Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Secretários municipais sergipanos reivindicam melhorias para o setor

Notícias

07/04/2011

Compartilhe esta notícia:

Secretários municipais sergipanos reivindicam melhorias para o setor

CNM

 

A sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) recebeu na manhã desta quarta-feira, 6 de abril, a visita de dez secretário municipais de Saúde de Sergipe. Eles vieram em busca de mais conhecimento sobre o trabalho desenvolvido pela área técnica de Saúde da entidade.

 

Os secretários trouxeram reivindicações que esperam que possam ser pautadas em discussões nacionais, como a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promovida pela CNM. O encontro, que está em sua 14ª edição, está agendado este ano para os dias 10, 11 e 12 de maio.

 

Estiveram presentes à reunião os secretários municipais de Saúde de Laranjeiras, Cláudio Santos; de Neópolis, Sidiny Oliveira e Roseane Souza; Pedrinhas, Sandra Costa; Nossa Senhora da Glória, Ana Aparecida da Silva; Siriri, Adilene Passos; Tobias Barreto, Maria de Fátima; Santa Rosa de Lima, Daeane Oliveira; Canhoda, Conceição Guimarães, de Santo Amaro das Brotas, Clean Hitler Santana Costa; e São Francisco, Gisele Tavares.

 

Os principais pontos abordados na reunião foram a falta de regulamentação da Emenda Constitucional (EC) 29 e a pouca participação do Estado no financiamento da saúde pública. As políticas de financiamento federal por meio de incentivos fragmentados e insuficientes e os programas federais subfinanciados também foram debatidos.

 

Outros aspectos em pauta na reunião foram em relação à sobrecarga de investimentos nos cofres municipais; a descentralização e responsabilização excessiva para os Municípios; o apoio técnico federal e estadual insuficiente ou inexistente; e a dificuldade de contratação e fixação do profissional médico.

 

A CNM revelou aos secretários que por serem problemas recorrentes e facilmente identificados na maioria dos Municípios brasileiros, serão sim pautados no painel da Saúde que ocorrerá durante a Marcha.

 

 

 


Notícias relacionadas