
Home / Comunicação / Salário mínimo deverá ser utilizado como referência para multas do ECA
Notícias
30/01/2014
Salário mínimo deverá ser utilizado como referência para multas do ECA

Diante desse cenário, tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado proposta que atualiza a legislação para se considerar simplesmente o salário mínimo. Para o autor da matéria, o ex-senador Demóstenes Torres, a alteração da expressão “salários de referência” para “salários mínimos” sanaria a divergência judicial em torno do tema e acompanharia a jurisprudência favorável ao estabelecimento do salário mínimo como valor de referência.
“A interpretação dos Tribunais Superiores converge para o entendimento de que a intenção do dispositivo constitucional foi a de coibir o uso do salário mínimo como forma de correção monetária, o que, claramente, não é o caso da proposição ora em análise. Aqui, temos tão-somente um balizamento de valores para a aplicação das penas aos autores das respectivas infrações administrativas, multas cujos valores arbitrados podem variar bastante em razão das especificidades de cada caso concreto”, lembrou a relatora da matéria na Comissão, senadora Lídice da Mata (PSB-BA).
Tramitação
Em 2011, o projeto foi aprovado na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), sem emendas. Encaminhado à CCJ, recebeu em 2013 voto favorável da senadora Lídice da Mata (PSB-BA). A proposta aguarda análise da Comissão.
Agência CNM, com informações da Agência Senado
Notícias relacionadas


