Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Saúde de adultos: municípios receberão reforço para combate a doenças

Notícias

29/09/2008

Compartilhe esta notícia:

Saúde de adultos: municípios receberão reforço para combate a doenças

Agência CNM

 

Um estudo especial sobre a saúde de adultos foi lançado no dia 21 de setembro pelo Ministério da Saúde em conjunto com o Ministério de Ciência e Tecnologia. Com ele pretende-se detectar as principais doenças que atingem os adultos e assim estabelecer políticas de combate ás doenças não-tramissíveis em todos os municípios.

 

O Estudo Longitudinal sobre a Saúde do Adulto, conhecido como Elsa, receberá investimento de R$ 22,6 milhões por parte dos dois ministérios. O Elsa Brasil é uma novidade para o país que sempre se baseou em pesquisas feitas em outras nações. Seis centros para a realização de exames e entrevistas funcionarão nos estados da Bahia, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

 

Serão avaliadas a condição de vida, trabalho, diferenças social,gênero, uso de medicamentos, saúde mental e a alimentação dos 15 mil funcionários e docentes analisados, entre homens e mulheres de 35 a 74 anos de idade.

 

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) apóia a iniciativa por sua relevância para o avanço da saúde brasileira, o que proporcionará ações de saúde mais eficazes, principalmente na gestão municipal que está mais próxima dos componentes de estudo. Porém, observa-se que a pesquisa pretende obter um perfil da saúde dos brasileiros sem contemplar a população das Regiões Norte e Centro-Oeste e favorecendo o Sudeste do país.

 

 

 

 


 


Notícias relacionadas