Notícias
29/06/2010
RS determina novas regras para restaurantes a fim de evitar a Gripe A
CNM
Restaurantes e refeitórios do Rio Grande do Sul terão que obedecer às novas regras de higiene. De acordo com a Portaria 385/2010, publicada em 22 de junho, no Diário Oficial do Estado, esses estabelecimentos vão ter de proteger os alimentos servidos com uma tampa acrílica ou de vidro. O objetivo é evitar a contaminação de alimentos com o vírus da Gripe H1N1.
A portaria determina também que os restaurantes ofereçam lavatórios para os clientes, com sabão e álcool higienizadores. As regras exigem ainda a ventilação dos estabelecimentos – para melhor circulação do ar. No caso de ares-condicionados, eles devem ser distribuídos conforme o tamanho do refeitório, além de troca frequente de filtros.
As novas regras abrangem também os funcionários. Conforme a portaria, as pessoas que manipulam os alimentos em restaurantes e bares, a qualquer sinal de gripe, devem ser afastadas na função. Por último, os talheres serão embalados individualmente após a higienização.
Fiscalização
Caberá às Vigilâncias municipais em Saúde a tarefa de fiscalizar o cumprimento dessas normas. Os Municípios deverão também, se for o caso, definir e aplicar punições aos estabelecimentos que desobedecerem a lei.
Com informações do Jornal NH