Notícias
17/06/2021
Roda de conhecimento debate conferências de assistência social; organização em tempos de pandemia
A Roda de Conhecimento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) desta quinta-feira, 17 de junho, foi para tratar das conferências de assistência social, que precisam ser realizadas até o próximo dia 31 de agosto. Durante a conversa foram apresentadas diversas estratégias para a efetividade do evento, passando por esclarecimentos a respeito da conferência em si, pelas ferramentas digitais disponíveis para este momento de pandemia e dicas de comunicação para a participação da população neste debate - informações que podem ser consultadas na Nota Técnica 18/2021.
A Roda foi conduzida pela consultora da área de Assistência Social da CNM, Rosângela Ribeiro. O objetivo foi tratar do processo de organização das conferências, como realizar um evento neste momento de pandemia e como envolver os atores que fazem parte desse processo. “Nós vivemos um momento muito delicado, as consequências sociais dessa pandemia, o que o isolamento social tem nos gerado, além da privação, do movimento, do estar junto, há escassez de recursos nos Municípios, que a gente vem acompanhando muito de perto, lutando sempre para melhorar a qualidade da ofertas das políticas públicas nos territórios municipais, então o desafio é muito grande”, pontuou Rosângela.
A supervisora de Desenvolvimento de Sistemas da CNM, Jaqueline Martins, apresentou ferramentas que podem auxiliar na realização das conferências, como o Zoom, o Google Meet e o Microsoft Teams, usados para reuniões virtuais. “Com a pandemia nós tivemos que passar por um momento de adaptação e de busca por ferramentas, de plataformas que nos atendessem. Algumas alternativas podem ser adotadas para apoiar neste processo nas modalidades virtuais ou híbridas”, apontou Jaqueline.
Toda a concepção do evento também foi destacada na Roda de Conhecimento. A analista de Gestão e Eventos da CNM, Maiara Souza, apresentou como deve ser a rotina para a elaboração das programações e, principalmente, como deve ser o planejamento. “Uma coisa que nós sempre fazemos é iniciar o planejamento do evento por meio de um termo de abertura, que é um documento que trata qual é o objetivo do evento. Um destaque muito importante em relação ao evento virtual é com relação à figura de um mediador, para controlar o tempo de fala e temas abordados, por exemplo”, destacou Maiara.
Por fim, para o sucesso da conferência e dos eventos realizados nos Municípios, a assessora de comunicação da CNM Amanda Martimon destacou a importância da divulgação efetiva e destacou o tema comunicação com a população, presente nesta publicação. “É importante lembrar da dificuldade de acesso à internet, de como as pessoas acessam informações de maneiras diferentes. Na hora de planejar a comunicação é preciso lembrar que os públicos são diferentes e deve ser feita uma segmentação do público para assim pensar em uma comunicação adequada para cada um”, destacou.
Nesta sexta-feira, às 10 horas da manhã, a CNM irá promover edição do Bate-Papo ao vivo através das redes sociais sobre as conferências em assistência social, com destaque para os eixos norteadores. A conversa terá participação da ex-secretária nacional de Assistência Social Ieda Castro e poderá ser acessada aqui.
Confira a Roda de Conhecimento desta quarta-feira: