Notícias
16/07/2013
Revalida será aplicado em agosto para estrangeiros e estudantes brasileiros
O Revalida - Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por instituições de educação superior estrangeiras - será aplicado no dia 25 de agosto. A novidade deste ano é que os alunos do sexto ano de medicina no Brasil também farão a prova para avaliar se o Revalida está dentro das diretrizes curriculares brasileiras.
A prova terá duas fases, uma teórica com 110 questões de múltipla escolha e cinco discursivas e outra prática. A primeira etapa será aplicada em 37 universidades das seguintes capitais: Brasília (DF), Rio Branco (AC), Manaus (AM), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP). Brasília será o único local onde será aplicada a segunda etapa.
No caso dos médicos estrangeiros, se aprovados na primeira fase, deverão apresentar à universidade que aplicou o Revalida o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). O nível exigido é o intermediário superior, com exceção daqueles que têm o Português como primeira língua.
Regras
Estão aptos a fazerem a prova os médicos brasileiros que tenham estudado fora do Brasil, e os estrangeiros que vivem em situação regular no país e que estejam inscritos no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). O diploma deve ser autenticado por autoridade consular brasileira e expedido por instituição de educação superior estrangeira reconhecida no país de origem.
Os profissionais formados fora do Brasil devem fazer a inscrição até o dia 30 de julho. Para a inscrição da primeira fase será cobrado um valor de R$ 100 e de R$ 300 na segunda.
Formados no Brasil
Nenhuma taxa será cobrada dos estudantes brasileiros. O Revalida só será aplicado a uma parcela de estudantes das instituições que aderiram ao processo de forma espontânea. Os resultados não serão divulgados amplamente e serão usados internamente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação. Se o estudante tiver interesse em saber a avaliação individual pode requer o resultado a partir do dia 29 de setembro de 2013, via internet.
A inscrição deve será feita previamente pelas universidades e os próprios alunos confirmam o interesse em participar. No caso dos estudantes brasileiros as inscrições vão até o dia 25 de julho.