Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Reuniões de Grupos Técnicos Contábeis têm a participação da CNM

Notícias

28/04/2014

Compartilhe esta notícia:

Reuniões de Grupos Técnicos Contábeis têm a participação da CNM

Ag. CNMA equipe técnica de Contabilidade da Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou de reuniões de Grupos Técnicos Contábeis (GT) da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). De quarta-feira até sexta-feira, 23 a 25 de abril, os Grupos Técnico de Padronização de Procedimentos Contábeis (GTCON), de Padronização de Relatórios (GTREL) e de Sistematização de Informações Contábeis e Fiscais (GTSIS) se reuniram. A CNM tem acompanhado as discursões e as deliberações, que ocorrem na Escola de Administração Fazendária (Esaf), em Brasília. 

Uma apresentação do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) ocorreu durante a programação da pauta conjunta dos três GTs. O sistema foi ao ar dia 2 de abril, com objetivo de automatizar a envio de dados orçamentário-financeiros, fiscais, contábeis da União, dos Estados, dos Municípios e demais órgãos do poder público.

Entre outros aspectos, os integrantes dos três grupos também trataram da Matriz de Saldos Contábeis (MSC) e Mapeamento dos Demonstrativos Contábeis e Fiscais. Isso no sentido de definir a estrutura da MSC e dos mapeamentos dos demonstrativos fiscais que serão desenvolvidas no Siconfi, tendo como base as propostas apresentadas na Consulta Pública. 

Pauta
Já o GTCON abordou a Gestão do Plano de Contas da Administração Pública Federal (Pcasp): Ponto de corte e subgrupo permanente e as Estratégia de implantação dos Procedimentos Patrimoniais e Específicos foram. Também discutiu a proposta de alterações do Plano e o resultado da Consulta Pública sobre o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (Mcasp). 

O GTREL, se reuniu dia 25, e debateu a proposta de integração e harmonização entre o Demonstrativo da Dívida Consolidada Líquida os Demonstrativos do Resultado Primário e do Resultado Nominal. Além disso, o grupo também discutiu o artigo 21 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que trata do aumento da despesa com pessoal nos 180 dias anteriores ao final de mandatos; e as alteração dos Demonstrativos Fiscais.

 


Notícias relacionadas