Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Resolução autoriza renegociação de dívida de produtores rurais atingidos pela estiagem no sul

Notícias

30/01/2012

Compartilhe esta notícia:

Resolução autoriza renegociação de dívida de produtores rurais atingidos pela estiagem no sul

Governo do RSAgricultores familiares prejudicados pela estiagem na Região Sul poderão renegociar operações de crédito rural de custeio e investimento. É o garante a Resolução 4.047/2012 publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 30 de janeiro.

De acordo com a publicação, apenas agricultores residentes de Municípios dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná que tenham decretado Estado de Calamidade Pública (ECP) ou de Situação de Emergência (SE) a partir de 1º de dezembro de 2011 por motivo de estiagem estão autorizados a fazer a renegociação. O documento também frisa que as plantações desses agricultores devem ser “oriundas predominantemente das culturas de feijão, milho e soja”.

As instituições financeiras autorizadas a fazer a renegociação devem prorrogar para até o dia 31 de julho de 2012, o vencimento das parcelas vencidas entre 1º de janeiro e 30 de julho de 2012. Agricultores familiares que tiveram redução superior a 30% na renda podem renegociar o pagamento do saldo devedor das operações de crédito rural para reembolso em até cinco parcelas anuais, com o vencimento da primeira parcela fixado para até um ano após a data da formalização da renegociação.

Veja aqui a íntegra da Resolução 4.047/2012 no DOU.


 


Notícias relacionadas