Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Representantes de Pirenópolis (GO) esclarecem dúvidas na CNM sobre o saneamento básico

Notícias

26/04/2018

Compartilhe esta notícia:

Representantes de Pirenópolis (GO) esclarecem dúvidas na CNM sobre o saneamento básico

DSC 5842Representantes do Município de Pirenópolis, em Goiás, estiveram na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) na tarde desta quinta-feira, 26 de abril. Os visitantes vieram buscar apoio técnico da entidade relacionado a questões de saneamento básico e orientações sobre o plano municipal, resíduos sólidos, legislações, lixões e um consórcio público que a cidade goiana faz parte.

O Município de Pirenópolis possui uma política municipal de gestão integrada de resíduos sólidos. Entretanto, a cidade tenta aprimorar essa política no sentido de que seja instituída a coleta seletiva no Município. Nesse aspecto, os representantes municipais trataram com as áreas técnicas de Meio Ambiente e Saneamento da CNM assuntos pertinentes à gestão e ao gerenciamento dos resíduos sólidos.

Outro ponto bastante abordado no encontro diz respeito ao lixão existente na cidade. Os visitantes procuraram saber quais ações precisam adotar para remediar o passivo ambiental do lixão e também outras alternativas voltadas à área de transbordo e ao transporte de rejeitos para o Município mais próximo que possui aterro sanitário. A prefeitura precisa fazer a remediação da área, instituir a coleta seletiva, fazer a compostagem dos resíduos orgânicos e trabalhar com a cooperativa de catadores.

O impasse é que o Município possui o plano integrado de gestão dos resíduos sólidos, mas não tem o plano de saneamento básico. Por isso, pediram orientações de como seria feita a execução e qual seria a fonte de recurso mais viável para essa prática. Por fim, os visitantes pediram orientações da CNM sobre as ações que podem ser adotadas pelo Município de Pirenópolis em relação ao Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos e das Águas Pluviais da Região Integrada do Distrito Federal e Goiás (Corsap).


Notícias relacionadas