Notícias
25/08/2021
Representantes de microrregionais catarinenses conhecem a atuação da CNM em visita à sede
Cumprindo agenda pública em Brasília, representantes da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri) e da Associação dos Municípios do Noroeste Catarinense (AMNoroeste) conheceram a sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) na tarde desta terça-feira, 24 de agosto. Os visitantes receberam informações em palestras de analistas técnicos e consultores da entidade sobre a atuação do movimento municipalista nas áreas de Educação, Mulheres e Juventude e Institucional.
O prefeito de Jupiá, Valdelirio da Cruz, destacou a relevância da disseminação de conhecimentos que possam contribuir com a gestão local. “É importante vir aqui para saber mais dos problemas e conhecer os caminhos. A CNM esclareceu dúvidas em relação às ações que possam ajudar os Municípios e para que a gente consiga fazer as coisas certas nos nossos Municipios”, disse o gestor catarinense, que aproveitou a oportunidade para também emitir a sua carteirinha de prefeito.
Também composta por várias dirigentes municipais de Educação, a comitiva catarinense foi recebida pela analista técnica da área de Mulheres e Juventude, Thais Lima, que apresentou o Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), a Agenda 2030 e o Projeto InovaJuntos. A técnica destacou que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) representam uma ferramenta interessante para que os Municípios encarem como aliados ao pensar o planejamento.
Além disso, destacou que no mês de setembro as inscrições para a segunda etapa do Projeto InovaJuntos estarão abertas e que essa iniciativa representa uma oportunidade para que os Entes locais possam ser acompanhados durante os quatro anos do projeto por uma equipe técnica que levará o desenvolvimento aliado à inovação e à vocação territorial.
Educação
Já na área de Educação, a analista técnica Natália Cordeiro orientou os visitantes sobre dispositivos da Lei do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Programa Nacional de Transporte do Escolar (Pnate). A colaboradora também ficou de acompanhar a comitiva em uma audiência no Ministério da Educação (MEC), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e no Congresso. A diretora-executiva da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Sissi Blind, também fez parte da comitiva.
Por: Allan Oliveira
Foto: Allan Oliveira
Da Agência CNM de Notícias
Notícias relacionadas


