Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Representantes de governos do Mercosul planejam estratégia integrada para atrair turistas

Notícias

08/04/2016

Compartilhe esta notícia:

Representantes de governos do Mercosul planejam estratégia integrada para atrair turistas

Turismo/MerconsulCriar marca única para o Mercosul e medidas integradas que facilitem a circulação de viajantes internacionais pelos países integrantes do bloco foram algumas das decisões tomadas por ministros de Turismo do Mercosul. Eles se reuniram nesta quinta-feira 7 de abril, em Montevidéu, no Uruguai, e sinalizaram que a Olimpíada e Paraolimpíada Rio 2016 viabilizarão amostra dos destinos da América do Sul ao mundo.

Os participantes da 17.ª reunião de ministros do Turismo do Mercosul concordam que os jogos Olímpicos representam vitrine privilegiada para a divulgação de destinos turísticos, e consequentemente para ganho com os megaeventos. Para eles, os grandes eventos ajudam a aumentar e a reforçar a visibilidade de qualquer País em escala global.

Dentre as medidas para a facilitação do turismo no Mercosul foi sugerido a flexibilização das barreiras físicas e a repactuação das exigências consulares. Uma das propostas é garantir ao turista internacional, que possua visto de um dos países do Mercosul, o trânsito livre nas demais nações do bloco. Entre os países de mercados distantes que poderão receber a promoção integrada do Mercosul estão a China, Coréia do Sul, Singapura, Nova Zelândia e Austrália.

ABrBrasil
Nesse sentido, o Brasil promoveu medida semelhante para atrair maior número possível de visitantes durante a Olimpíada. Com esse objetivo, o governo brasileiro adotou medida de facilitação consular com a isenção de visto para cidadãos de quatro grandes países de tradição olímpica que ainda não tinham sido contemplados com essa medida: Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão, todos grandes emissores de turistas para a América do Sul.

Segundo dados do fluxo turístico dos países do Mercosul, o Brasil é o país que mais recebe estrangeiros entre os parceiros do bloco. Em 2014, foram 6,4 milhões de visitantes. No mesmo período, a Argentina recebeu 5,57 milhões; o Chile, 3,57 milhões; o Uruguai, 2,81 milhões; a Venezuela, 1,08 milhão e o Paraguai, 610 mil.

Mercado
Criado em 26 de março de 1991, o Mercado Comum do Sul (Mercosul) objetiva consolidar a integração política, econômica e social entre os países que o integrantes além de fortalecer os vínculos entre os cidadãos do bloco e contribuir para melhorar sua qualidade de vida. Ele é formado pelos países membros efetivos: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Também pelos associados – Bolívia, Chile, Peru, Colômbia e Equador – e mais dois observadores - México e Nova Zelândia.

Agência CNM, com informações do Mtur


Notícias relacionadas