Home / Comunicação / Representante da CNM participa da Ruraltur, em Juazeiro do Norte (CE)
Notícias
18/10/2016
Representante da CNM participa da Ruraltur, em Juazeiro do Norte (CE)

Com extensa programação técnica, a agenda viabilizou discussões sobre os entraves e as dificuldades para o desenvolvimento da atividade no ambiente rural. Também proporcionou a apresentação de casos de sucesso, como por exemplo: a Rota do Café Verde no Maciço de Baturité e o Geopark Araripe representando o segmento de turismo sustentável, ambos no Ceará; e as quadrilhas juninas de Campina Grande na Paraíba.
A edição deste ano da RuralTur trouxe o Encontro Nacional de Lideranças do Turismo Rural, Rodada de Negócios e visitas técnicas, paralelos à programação principal. Outra atração promovida nos dias do evento foi a feira de produtos do agronegócio associados ao turismo e destinos turísticos, que teve por objetivo comercializar e serviços de agências de viagens, meios de hospedagens, restaurantes, artesãos e empresas ligadas ao trade.
Municipalismo

De acordo com a área de Turismo da entidade, atualmente o turista tem buscado por destinos que o permita ser mais que expectador. Eles desejam ser protagonistas e vivenciar de fato experiências novas nos destinos visitados, o que, conforme lembra a entidade, é característica do Turismo Rural.
Orientação
Diante dessa realidade, a Confederação aconselha os Municípios que tem o perfil rural, a trabalharem nesse tipo de turismo, a partir de estratégias e projetos bem formulados que visem a valorização territorial, a preservação das raízes rurais, a autenticidade dos produtos ofertados, a sustentabilidade ambiental, e a identidade e o envolvimento da comunidade local.
A CNM ressalta ainda: nessa modalidade de turismo, as atividades são desenvolvidas em contato com a natureza e/ou com a vida no campo. Dependendo da forma como for planejado, o turismo rural poderá representar avanços econômicos significativos, tanto para a Prefeitura como para o produtor.
Notícias relacionadas

