Notícias
13/12/2007
Relatório da freqüência escolar deve ser entregue até o dia 22
Agência CNM
O relatório parcial da freqüência escolar dos beneficiários do Bolsa Família mostra que, até 3 de dezembro, os municípios tinham registrado a presença escolar de apenas 15% dos 15 milhões de crianças e adolescentes inscritos no programa. O prazo para o acompanhamento da condicionalidade de educação de outubro e novembro termina dia 22 de dezembro.
Os municípios do Amazonas são os mais adiantados: registraram 29% dos alunos de seis a 15 anos no sistema do Ministério da Educação (MEC). Em seguida, vêm as cidades do Paraná (26%) e de Santa Catarina (22%). O acompanhamento é fundamental para melhorar a situação da população atendida pelo programa.
De 2004 a 2007, a quantidade de alunos com freqüência escolar superior a 85% quase dobrou: subiu de seis para 11,6 milhões. No período de agosto e setembro desde ano, mais de 12 milhões de alunos tiveram a presença monitorada. No bimestre anterior, foram 11,9 milhões de crianças e adolescentes.
A evolução nos dados do acompanhamento mostra o comprometimento do MEC e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para melhorar o sistema. Mais de cem municípios acompanham 95% dos seus alunos. Para isso, é importante ter um cadastro atualizado e promover uma parceria entre o gestor do Bolsa Família e os responsáveis pelas áreas de educação e saúde, além da assistência social.
Com informações do MDS