Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Reinserir: Nova Palmeira (PB) e Sossego (PB) recebem Diagnósticos sobre usuários de Drogas

Notícias

14/09/2016

Compartilhe esta notícia:

Reinserir: Nova Palmeira (PB) e Sossego (PB) recebem Diagnósticos sobre usuários de Drogas

13092016_projeto_reinserir_3A terça-feira, 13 de setembro, começou com um Seminário para entrega de Diagnósticos em Nova Palmeira (PB). De acordo com a pesquisa apresentada, o Município conta com 592 usuários de drogas e os maiores consumos são bebida alcoólica e cigarro.

Entre os destaques, o mapeamento apontou que o álcool e o tabaco são mais frequentes entre os jovens em festas e casas de amigos ou conhecidos.

"Eu estava presente quando eles responderam esse questionário e posso dizer que eles foram bem sinceros mesmos. Os números são preocupantes sim, mas eu acho que dão uma boa visão da realidade do nosso Município", relatou a professora da Escola Estadual de Nova Palmeira Maria da Guida Dantas.

Com os dados em mãos, os profissionais das diferentes áreas da Rede foram convocados a pensar qual o ponto de partida para as próximas ações no tema das drogas. Além disso, os números são importantes aliados para comprovar as necessidades municipais frente as autoridades e justificar a relevância dos serviços de Nova Palmeira.

Como encaminhamento, os dados serão utilizados nas atividades do Proerd que se iniciam no final do semestre e no Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas.

Sossego
Em Sossego (PB) chamou a atenção que, aproximadamente 10% da população municipal é usuária de drogas. São 452 usuários predominantemente na área urbana. Também, foi registrado a presença de drogas sintéticas como o Êxtase e o LSD, além da Heroína.

“É importante percebemos os tipos de drogas para direcionarmos as políticas sobre drogas nos municípios”, destacou a coordenadora técnica do Projeto Rosângela Ribeiro que apresentou os Diagnósticos.

Ao final da apresentação, os participantes reuniram-se em uma grande roda de conversa e pactuaram direcionar o encaminhamento do mapeamento para as escolas.

Com a junção da Secretaria de Educação, Conselho Tutelar e Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) será realizado um trabalho na Semana do Estudante, em novembro, com o objetivo de tornar os alunos protagonistas das ações de prevenção ao uso de drogas.


Notícias relacionadas