Notícias
15/09/2016
Reinserir entrega diagnósticos para São Vicente do Seridó (PB) e Olivedos (PB)
O terceiro dia de entrega dos Diagnósticos Municipais de Usuários de Drogas, nesta quarta-feira, 14 de setembro, ocorreu em São Vicente do Seridó (PB) e Olivedos (PB). A apresentação dos dados foi realizada pelo coordenador do Reinserir, Eduardo Stranz e pela coordenadora Técnica do Projeto, Rosângela Ribeiro. Também acompanharam a atividade, o representante da União Europeia (que está visitando a região onde o Projeto é desenvolvido), Fernando Mercau, a Técnica responsável pelo Observatório do Crack, Mariana Boff Barreto, e a Agente Local do Reinserir Poliana Dantas.
Após a apresentação em São Vicente do Seridó, o representante da União Europeia questionou os participantes sobre os encaminhamentos e a aplicabilidade do diagnóstico no município. De forma geral, foi ressaltado o direcionamento das políticas municipais a partir do que foi apontado. “A partir do diagnóstico conseguimos conhecer a realidade de todas as áreas e quando há um alinhamento do trabalho, há uma facilidade maior de articulação da Rede”, destacou a psicóloga do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Kalina Lima.
Também foi encaminhado em São Vicente do Seridó a criação de um Programa Municipal de Políticas Sobre Drogas e a instalação de um grupo de Alcóolico Anônimos.
Olivedos
Na parte da tarde, a entrega do Diagnóstico ocorreu em Olivedos e contou com a participação de representantes das áreas de educação, saúde assistência social e sociedade civil. Como encaminhamento, o município pretende incluir o mapeamento nos Planos Municipais de Saúde e Assistência Social. Também foi pactuada a realização de reuniões setoriais para estudo e debate dos dados, com o objetivo de elaborar um documento com as sugestões de cada área.