Notícias
28/10/2009
Região Sul do País mobiliza 74,3% dos Municípios no Dia 23
CNM
No Dia Nacional em Defesa dos Municípios, promovido no dia 23 de outubro pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), 74,3% dos Municípios da Região Sul do País participaram da mobilização. Quase 500 reuniões com líderes e autoridades locais foram realizadas na região, 350 no Paraná.
Além das reuniões, a mobilização possibilitou que fossem feitas palestras com servidores municipais; encontros e atos cívico-culturais; faixas e cartazes com mensagens; distribuição de folhetos, participação em programas de rádio ou televisão e outras atividades.
Em entrevista à Rádio CNM, presidentes de algumas entidades municipalistas da região Sul relataram a repercussão do Dia 23. O vice-presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Gabriel Samaha, avaliou a mobilização. “Pretendemos continuar esta luta nos anos seguintes. Conseguimos chamar a atenção do Governo, e, por meio dos veículos de comunicação, falar sobre a ação municipalista”, declarou.
Para o presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Ronério Heiderscheidt, a mobilização fez com que as reivindicações para o novo Pacto Federativo e para a regulamentação da Emenda Constitucional 29, por exemplo, fossem expostas à população. “O resultado foi muito positivo e interessante para Santa Catarina”, avaliou.