Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Registro de Cachaças e Aguardentes: Municípios se destacam com mais produtores

Notícias

09/07/2021

Compartilhe esta notícia:

Registro de Cachaças e Aguardentes: Municípios se destacam com mais produtores

09072021 cachaca gov MGDo norte de Minas Gerais, Salinas recebeu o reconhecimento de Capital Nacional da Cachaça, por ter a maior quantidade de produtores - 23 estabelecimentos. O título já pertencia ao Município, e foi mantido pelo Anuário A Cachaça no Brasil: Dados de registro de Cachaças e Aguardentes. Os dados destacam ainda São Roque do Canaã (ES) e Alto Rio Doce (MG) como o segundo e o terceiro com mais estabelecimentos.

A cidade mineira faz jus a marca, e quem visita à região tem de visitar o patrimônio municipal Museu da Cachaça. O conterrâneo, Alto Rio Doce aumentou a quantidade de produtores registrado em 350%, de 2019 para 2020. Ano passado, o Brasil contabilizou 1.131 estabelecimentos e 5.523 marcas disponíveis para comercialização, coleção e degustação pelos apreciadores e colecionadores de rótulos destes destilados. De modo geral, o número de produtores registrados aumentou 4,14%.

Os produtores de cachaça aumentaram 6,8%, o que compensou a retração de 3,5% do número de produtores de aguardente no período. A quantidade de marcas de cachaça registradas aumentou 18,5% e as marcas de aguardente tiveram aumento de 11,3%. São 4.743 marcas de cachaça e 780 marcas de aguardente registradas no país.

Mesmo com o impacto causado pela pandemia da Covid-19, dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apontam para o crescimento do setor. Minas Gerais lidera tanto o número de produtores de cachaça como de aguardente. A região Sudeste concentra 68,7% dos estabelecimentos registrados. Apenas os estados do Amapá e Roraima não têm produtores de cachaça registrados.

Alguns Municípios do Ceará, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul também se destacam na produção dos destilados. Como Córrego Fundo (MG), que apresenta a maior densidade cachaceira do país, com um produtor de cachaça registrado para cada 798 habitantes. Em relação à aguardente, o primeiro lugar na densidade aguardenteira fica para Pinheiro Preto (SC), onde há um produtor para cada 450 habitantes.

A equipe técnica de Turismo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) ressalta a importância das rotas turísticas como ferramenta para alavancar a economia do Município, gerando emprego e renda. São percursos com potencial para unir circunvizinhos destacados pelos atrativos, como características naturais, patrimônio cultural ou histórico de importância. Rotas como a da cachaça são compostas por experiências turísticas elaboradas que tem a cachaça como indutor, sendo um dos principais eixos econômicos e turísticos do Município.

Da Agência CNM de Notícias, com informações do Mapa


Notícias relacionadas