Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Rede Feminina de Combate ao Câncer esclarece a CNM principais cuidados na prevenção do câncer de mama

Notícias

11/10/2016

Compartilhe esta notícia:

Rede Feminina de Combate ao Câncer esclarece a CNM principais cuidados na prevenção do câncer de mama

DivulgaçãoDoar amor, enxugar lágrimas e provocar sorrisos. Este é o slogan da Rede Feminina de Combate ao Câncer que atua em Brasília. Há 20 anos a organização presta assistência gratuita à pessoas câncer, principalmente mulheres com câncer de mama. Além disso, a entidade presta serviços gratuitos e permanentes a esses pacientes e ainda, desenvolve campanhas de conscientização e prevenção contra o câncer.

Reconhecendo a importância deste trabalho, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) visitou nesta terça-feira, 11 de outubro, o escritório da organização que fica no Hospital de Base de Brasília, e conversou com algumas voluntárias da Rede.

A voluntária e médica mastologista, Patrícia Peres de Souza, falou com a Agência CNM e explicou sobre alguns cuidados preventivos que as mulheres devem ter no combate ao câncer de mama. Segundo a doutora, “o câncer de mama é um tipo de doença que tem altos índices de cura, desde que diagnosticado precocemente. E pra que o diagnostico seja precoce só depende da própria mulher, não só com o auto exame, como com os exames de rotina ao ginecologista”, alertou a médica.

Autoexame
Patrícia ressaltou ainda que “autoexame serve para que a mulher possa se conhecer melhor e não tem uma faixa etária ideal para ser feito, ele pode ser feito por toda mulher que tem a mama desenvolvida. O autoexame deve ser feito pelo menos uma vez por mês, mais ou menos uma semana após o fim do período menstrual”, destacou.

A médica pontou ainda quais as alterações devem ser observadas: ”a mulher tem que observar o tamanho das mamas, como uma maior que outra, o formato também deve ser observado, como caroços, pele repuxada, o formato dos mamilos. No mamilo também tem alguns sinais que devem ser observados como: desvio ou retração do bico do seio, além da coloração da pele, com áreas avermelhadas, a consistência da pele, como pele enrugada, com bolinhas, com aparência de casca de laranja. E o último ponto é observar o liquido que sai do mamilo, pra ver se sai alguma secreção com sangue.”

Após detectar algum dessas alterações a médica recomenda que “se deve procurar primeiramente um ginecologista que vai examinar e solicitar os exames necessários”, explicou.

Para conhecer mais do trabalho e das ações da Rede Feminina de Combate ao Câncer acesse aqui 

 

 


Notícias relacionadas